EVENTOS
Diversidade e Inclusão: como engajar o público interno
SOBRE
Nenhuma mudança organizacional é genuína se não parte de dentro. E quando o assunto é diversidade e inclusão, além do próprio esforço em ter funcionários diversos, é essencial que as organizações falem com seu público interno sobre o assunto. Todas as camadas de funcionários, incluindo a alta gestão, têm papel fundamental na percepção que o público externo gera sobre os conceitos de diversidade das organizações. O primeiro encontro do Lab de Comunicação para a Diversidade da Aberje vai abordar o tema, tentando entender como as empresas têm tratado e trabalhado internamente as questões de inclusão, desde a linguagem da comunicação interna, até a divulgação de programas e a criação de comitês.
*Programação sujeita a alteração
Cristiane Alves
Coordenadora de Projetos Sociais no Instituto 3M
Cristiane iniciou sua carreira profissional na 3M há 12 anos, atuando na área de RH por 7 e há 5 no organismo de responsabilidade social da empresa, o Instituto 3M. Formada em Administração em Comercio Exterior e pós graduada em Gestão de Pessoas, iniciou sua trajetória profissional na área de Serviço Social, participando do projeto de inclusão de Pessoas com Deficiência na empresa, com foco em acessibilidade. Ainda no RH, atuou nos processos de folha de pagamento, ponto, férias e rescisão. Hoje é coordenadora de Projetos Sociais no Instituto 3M, além de participar como voluntária do Grupo de Pessoas com Deficiência, chamado DAN na 3M, e ser uma PCD.
Crislaine Costa
Gerente de Comunicação Corporativa na Uber Brasil
Formada em Relações Públicas com MBA pela FGV-SP. Possui mais de dez anos de atuação na área de Comunicação Corporativa no mercado automotivo, com passagens pela Volkswagen do Brasil e Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
Leonardo Barbosa
Head de Gestão e Desenvolvimento de Talentos, Diversidade & Inclusão e Design Organizacional para a América do Sul Stellantis
Graduado em Psicologia com especialização em Psicologia Organizacional, é um executivo com ampla experiência na área de Recursos Humanos, tendo sua carreira desenvolvida em empresas multinacionais como: Gerdau/ Açominas, Cargill/Seara, ZF/TRW, Heineken e Stellantis Automotive com bagagem que acumula em mais de 20 anos.
Maria Julia Azambuja
Superintendente de Atração, Seleção e Diversidade no Itaú Unibanco
Especialista em RH, Transformação Cultural, Gestão de projetos e Change Management. Atualmente, exerce o cargo de Superintendente de Atração, Seleção e Diversidade no Itaú Unibanco. Anteriormente, atuou como Gerente de Cultura, Gestão de Mudanças e Centralidade no Cliente, e também como gerente de atração, seleção e desenvolvimento (tecnologia e áreas institucionais), e trabalhou em projetos de inovação em empresas, como EDP Brasil e Hyper Island. É founding team member do Cubo Itaú – maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina e um dos maiores do mundo. Formada em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduada em Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design (IED). Possui Mestrado em Human Resource Management and Development pela New York University (NYU) e é certificada em gerenciamento de mudanças pela Prosci.
Lari Kujavo
Gerente de Comunicação de Marca na Novartis
Comunicadora por paixão e como profissão, é formada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Trabalha na área há mais de 10 anos e, nos últimos 7, integra o time de Comunicação da Novartis, hoje na posição de Brand Communications Manager. O MBA em Inovação pela UFSCar comprovou sua teoria que viver na mesmice é entediante. Muito engajada em equidade de gênero, também estuda, fala e age nessa e em outras causas de diversidade e inclusão. Seja em D&I ou em Comunicação, entende que comunicar é mais que falar: é principalmente ouvir. Acredita no poder da terapia para autoconhecimento, seja com psicologia ou com dança.