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Vacinas para Covid-19: ações e narrativas

Como as empresas e a comunicação corporativa e pública podem contribuir em prol do acesso às vacinas e no combate à desinformação.

 

A partir de um enorme esforço que envolveu empresas, universidades, governos e outras entidades, diversas vacinas para a Covid-19 foram desenvolvidas em tempo recorde. Ao mesmo tempo, as campanhas de vacinação têm se defrontado com campanhas de desinformação, fake news, xenofobia e negacionismo em uma escala alarmante.

Este episódio irá explorar como a comunicação empresarial e a comunicação pública podem contribuir em prol do acesso às vacinas e no combate à desinformação.

 

Você pode assistir às palestras a qualquer momento e enviar suas questões até o dia 28 de abril. As perguntas serão selecionadas e respondidas em um webinar ao vivo no dia 30  de abril, às 9h30 (horário de Brasília), no canal da Aberje no YouTube.

 

Os webinars já estão disponíveis!

 

https://www.youtube.com/watch?v=a_WeovRKVPw

Marta Díez, Presidente da Pfizer Brasil

“Vacinação é um ato de amor”

A CEO da Pfizer Brasil destaca a campanha Science Will Win, elenca as ações da empresa no Brasil e os desafios com que se deparam os profissionais que atuam no setor. Ela lembra da importância das vacinas na erradicação e controle de diversas doenças e para a proteção individual, familiar e da sociedade como um todo. Também traz dados de uma pesquisa sobre o status de vacinação da população brasileira e insiste na importância de um compromisso generalizado em prol da vacinação.

https://www.youtube.com/watch?v=dHahMZZ02z4

Raul Machado Neto, Diretor de Estratégia Institucional do Instituto Butantan

“Cada vez mais há a necessidade de se ter uma rede de alerta de detecção de variantes”

O diretor do Instituto Butantan, professor Raul Machado destaca a expertise e a capacidade produtiva do Butantan no campo das vacinas, com fábricas que já produzem 7 tipos diferentes de vacinas e que é responsável por 65% do total de vacinas disponibilizado pelo SUS. As novas fábricas para produção de monoclonais e uma vacina contra a dengue também são mencionadas. No que diz respeito à Covid-19, o professor discorre sobre as duas vacinas, a Coronavac, já em produção, e a Butanvac, em fase de estudo clínico, assim como o desenvolvimento de soro para tratamento, o estabelecimento de uma rede de alerta para detecção de variantes e a importância do projeto epidemiológico desenvolvido na cidade de Serrana. Ele ainda aponta para a importância de parcerias com instituições públicas e privadas, inclusive para a transferência de tecnologias.

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=fh_lfvhWY78

Maria Berta Ecija, Especialista em diplomacia da saúde pelo King’s College London

“O valor atribuído à saude é a base do prestígio brasileiro, nacional e internacionalmente”

Maria Berta lembra que a saúde se tornou uma questão diplomática ao final do século XX com o aprofundamento da globalização e o advento de um mundo multipolar e que ela se instala na intersecção de três agendas interdependentes, segurança, economia e direitos humanos. Ela aponta que, historicamente, o Brasil é um líder em questões de saúde pública, cujo prestígio advém do valor de direito humano básico atribuído à saúde, valor consolidado pela Constituição de 1988 e concretizado no Sistema Único de Saúde. Por fim, ela lista uma série de campanhas de saúde pública informativas e educativas, dentre elas a campanha do Zé Gotinha, de onde importantes lições podem ser tiradas para a campanha de vacinação da Covid-19.

https://www.youtube.com/watch?v=KyM9x-s87cQ