EVENTOS
Novos tempos, novos líderes – O perfil da liderança em comunicação no Brasil – Rio Grande do Sul
SOBRE
Programação Gratuita
Data: 17 de julho de 2019
Local: Auditório da Fábrica da General Motors em Gravataí
BR 290, Km 67, Gravataí
No final de 2018, a Aberje realizou uma pesquisa inédita: “Perfil da Liderança em Comunicação no Brasil”. Participaram do estudo 578 profissionais que exercem cargos de liderança em diversos níveis, compreendidos entre coordenação e direção, inclusive sócios.
Características do cargo, à quem respondem, competências que possuem, o que leem, o que estudaram, por onde se informam, quais são seus maiores desafios – perguntas como estas ajudaram a traçar o perfil do líder comunicador e serviram de base para o dossiê da Revista Comunicação Empresarial 103.
E esta é a base das discussões de um debate que vai ser promovido pela Aberje em vários estados brasileiros durante o ano, a partir do trabalho dos seus representantes oficiais locais – as Direções de Capítulos.
Desta vez, é o Rio Grande do Sul que agrupa suas lideranças e convida para a atividade. A proposta é realizar uma mesa-redonda com lideranças em comunicação no Estado para debater o perfil do profissional e os principais gaps, apresentando propostas de soluções para o fortalecimento do segmento e de ações visando a capacitação dos profissionais.
* O evento é aberto ao público, com inscrição prévia.
**As vagas são limitadas à capacidade do auditório.
*** Programação sujeita à alteração.
Ana Claudia Klein
Coordenadora de Comunicação e Marketing na Associação Antônio Vieira (ASAV)
Mestre em Gestão Educacional pela Unisinos, Especialista no Terceiro Setor pela Fundação Irmão José Otão (PUCRS), é graduada em Comunicação Social Habilitação Jornalismo(1997) e em História (1990) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Cursou Marketing na ESPM RS. Possui experiência docente nas redes pública e privada no Ensino Fundamental, Médio, EJA e formação de professores. Lecionou no Colégio Anchieta de 1990 a 2012, onde paralelamente implantou a Assessoria de Comunicação, quando conquistou três edições do Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE/RS. Coordenadora de Comunicação e Marketing na Associação Antônio Vieira (ASAV) – mantenedora das obras da Companhia de Jesus nos estados das regiões sul, norte e nordeste do Brasil. Tem interesse nos temas vinculados à educação, em especial aos processos comunicacionais, na gestão de crise de organizações educacionais e também em métricas e mensuração de resultados em comunicação. Professora convidada no curso de pós-graduação em Comunicação Corporativa da ESPM-SUL.
Daniela Cidade
Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul e Coordenadora da Assessoria de Comunicação e Marketing dos colégios e unidades sociais da Rede Marista
Jornalista formada pela UFRGS, especialista em Marketing e em Comunicação com o Mercado (ESPM). Em 2014, concluiu o Curso Internacional de Comunicação Empresarial pela Syracuse University/Aberje. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUCRS na área de Comunicação Organizacional, também ocupa o cargo de Gerente de Comunicação e Marketing das Unidades Sociais da Rede Marista. Atuou como Gerente de Comunicação e Sustentabilidade na Triunfo Concepa e foi diretora de Marketing Cultural na Fundação Piratini (TV e FM Cultura) e executiva de Comunicação da Gerdau. Vencedora do prêmio Aberje em 2013 (Sul), 2014 (Nacional em duas categorias), 2015 (Sul) e 2017 (Sul), é Diretora do Capítulo Aberje RS, membro do Comitê de Comunicação em Mobilidade do RS e do Conselho do Curso de Relações Públicas da Uniritter. Atua ainda como professora convidada em programas de pós-graduação na Uniritter e na ESPM.
Hamilton dos Santos
Diretor Geral da Aberje
Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).
Márcio Coelho
CEO da BriviaDEZ
Formado em Engenharia e Administração de Empresas com especialização em gestão, tem mais de 20 anos de experiência em projetos de Marketing e Tecnologia, consultoria e gestão de operações. Há 10 anos aprofunda seus conhecimentos na construção e gestão de marcas através de design de experiência, especialmente na reflexão imposta pelos desafios de transformação digital. Atualmente, colabora e lidera equipes que atuam em projetos de “Digital Branding” para algumas das maiores empresas do Brasil. Já ocupou cargos de Presidência ou Diretoria em muitas entidades do setor de TI e comunicação. Márcio Coelho é CEO da BriviaDEZ e já atuou a frente de contas como Gerdau, Caixa Econômica Federal, Bovespa, Fundacred, Banco Pan, Vivo etc…
Nelson Silveira
Diretor de Comunicação Corporativa e Marca da General Motors Mercosul
Com sólido background em jornalismo, atuou por mais de 11 anos em redações de jornais, entre eles Folha de São Paulo e Jornal do Brasil. Iniciou sua carreira na comunicação corporativa na General Motors em março de 2001, como gerente de relações com a imprensa. Ao final de 2005 foi transferido para a GM Portugal, onde liderou a Comunicação e Relações Institucionais até janeiro de 2007, quando assumiu a gerência de comunicação corporativa da GM Europa, onde atuou até julho de 2009. Em agosto daquele ano retornou ao Brasil, assumindo a liderança da comunicação externa da GM do Brasil. Em 1 de Julho de 2015 foi nomeado Diretor da área de Comunicação.
Rosângela Florczak
Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul e Professora do Curso de Jornalismo e da Pós- graduação em Comunicação Corporativa da ESPM-Sul
Doutora e Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com especialização em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Comunicação Empresarial e em Teorias e Práticas de Ensino pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenou projetos de comunicação reconhecidos pelo Prêmio ABERJE Nacional, Prêmio ABERJE Sul e pelo Prêmio Sinepe-RS de Comunicação. Atua hoje como Professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Administração e da Pós-graduação em Comunicação Corporativa da ESPM-Sul e é consultora na área e sócia-diretora da Engaje Comunicação, além de ser Diretora do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul. Atuou como executiva de comunicação em organizações de grande porte. É pesquisadora e palestrante em temas como: comunicação estratégica, diálogo no contexto das organizações e crises de imagem e reputação.