Podcast da semana aborda aprendizados da pandemia com superintendente de Comunicação do Itaú Unibanco
Leandro Modé fala sobre Todos pela Saúde, gestão de crise e comunicação com colaboradores durante a pandemia
Desde o início da pandemia da Covid-19, o FalAção tem convidado profissionais para conversas sobre os desafios de lidar com esta situação inédita nas dinâmicas de todas as organizações. Neste episódio, Leandro Modé, superintendente da Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco, vem ao podcast compartilhar alguns dos aprendizados dos últimos meses na comunicação do banco e nas ações do projeto Todos Pela Saúde.
Com mais de 90 mil colaboradores, o Itaú Unibanco teve que mobilizar grande parte de sua força de trabalho – cerca de 55 mil pessoas – para o trabalho remoto, “uma operação gigante para manter o banco operando normalmente, e sempre visando a segurança dos colaboradores e clientes em primeiro lugar”. Além disso, teve que garantir a infraestrutura para operações digitais – que registrou mais de 1 milhão de novos usuários aos canais digitais.
“Do ponto de vista da Comunicação, enfrentamos uma guerra de narrativas, que surge de uma percepção inicial de que os bancos estavam segurando crédito. Isso demandou muita energia para mostrarmos que isso não aconteceu, pelo contrário, o banco lançou programas para ajudar clientes a fazer a travessia dessa crise”, acentua o executivo.
Na ocasião, Modé também comenta sobre o programa ‘Todos pela saúde’, lançado em abril pelo banco, para contribuir ao combate à pandemia nas diferentes classes sociais e apoiar as iniciativas da saúde pública. “Ficou claro que as empresas precisam ter legitimidade para operar, somos atores importantes da sociedade.
A questão da filantropia no Brasil também foi outro ponto destacado pelo executivo. “Somos um país que doa muito pouco, comparado com outros países em desenvolvimento. Essa pandemia pode representar um divisor de águas no Brasil, pois aproximou as empresas da sociedade. Empresas vieram a público e houve mudança de comportamento até da mídia brasileira, que tem dificuldade de relacionar marcas à noticiários. A filantropia pode se tornar mais forte e ativa no Brasil”.
Com episódios curtos, de até 30 minutos de duração, o podcast vai ao ar toda segunda-feira de manhã e possui dois formatos. Um chama-se TENDÊNCIAS, em que um especialista fala sobre temas prementes do mercado. O outro formato chama-se DESAFIOS. Nele, um convidado comenta dilemas reais do mercado, a partir de suas experiências profissionais.
O FalAção quer ouvir você! Mande um e-mail para podcast@aberje.com.br ou em nossos canais nas redes sociais, com sugestões, críticas e dilemas que tem vivido na comunicação. A Aberje está coletando as histórias, participe!
O podcast é apresentado por André Felipe de Medeiros e produzido pela equipe da Aberje, formada por Andre Nakasone, Emiliana Pomarico e Victor Pereira.
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