50 anos de Aberje – 100 edições da revista CE

Você é o nosso convidado para comemorar esse momento histórico

Revista CE Comunicação Empresarial 100 - Ano 27 - 2017

A 100ª edição da Revista CE Comunicação Empresarial traz um dossiê comemorativo. Celebrando os 50 anos da Aberje, a revista convida os leitores para acompanhar esse momento histórico.

A seção “em pauta” traz as notícias do momento de lançamento da revista. A revista conta com uma entrevista de Nemércio Nogueira sobre as mudanças na área da comunicação, seguida por uma seção especial que exalta tanto as 100 edições da Revista CE quanto os 50 anos da Aberje. A seção “novas mídias” fala sobre a vez dos influenciadores digitais. Agências apresenta uma visão atual sobre o universo agências de comunicação, enquanto “cultura e integridade” comenta sobre os elementos para construção de um ambiente íntegro. “Setorial” revela os segredos de uma comunicação saudável e os limites da propaganda comparativa é o tema do ciclo de debates Aberje-Avon. A revista ainda conta com uma seção sobre diversidade e igualdade e é finalizada com uma pensata de Luiz Serafim.

Carta ao leitor

Trata-se de feliz coincidência: a mesma revista em que abrimos as comemorações do cinquentenário da Aberje é também a nossa centésima edição. São dois momentos interligados que servem como prova e documento do pioneirismo da entidade nesta longa – e prazerosa – jornada.

A Aberje veio à luz no dia 8 de outubro de 1967. Nasceu da iniciativa
de um grupo de comunicadores empresariais, empregados em empresas multinacionais e brasileiras, que tinha a sua frente o jornalista Nilo Luchetti, na época dirigindo a revista Notícias Pirelli. De lá até os dias atuais, a Aberje tornou-se a principal representante da Comunicação Organizacional brasileira, marca histórica expressa em um conjunto de entidades que a compõe: a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, a Associação Brasileira de Comunicação Organizacional e a Associação Brasileira de Branding.

Como destacado por inúmeros pesquisadores de comunicação e relações públicas, entre eles a professora Margarida M. Krohling Kunsch, a Aberje é protagonista da fundação e do desenvolvimento 50 anos em busca da excelência do campo profissional e teórico da Comunicação Organizacional no Brasil. Esse pioneirismo evidencia-se na série de ações propostas pela entidade em cinco décadas. A começar pela responsabilidade em levar a narrativa da comunicação organizacional brasileira para o mundo, posicionando-se de forma não protocolar em grandes associações internacionais ligadas à comunicação empresarial.

Desde os anos 1990 a Aberje trabalha para fortalecer a percepção, verdadeira, de ser uma associação profissional e científica. Isso se reflete, por exemplo, no seu posicionamento como instituição produtora de estudos relevantes sobre a comunicação que norteiam pesquisas acadêmicas e ações profissionais. A Aberje também é a primeira instituição do país a trabalhar fortemente a educação em Comunicação Empresarial e pioneira no campo da memória e história empresarial. Além disso, por meio de seus comitês, é precursora nas discussões e ações voltadas para narrativas de gêneros, mobilidade urbana, dentre outros temas do cotidiano que impactam a vida das empresas e instituições.

Tudo isso, só foi possível devido a força de nossos associados, que, nesses cinquenta anos e 100 edições, têm caminhado e crescido junto com a Aberje. E, claro, nada seria possível sem uma equipe apaixonada pela Comunicação em toda a sua abrangência.

Nesta edição você apreciará o início de uma coleção de reportagens comemorativas: a linha do tempo com cinquenta fatos marcantes nas cinco décadas da Aberje; a reprodução de todas as 100 capas da revista e uma retrospectiva do Prêmio Universitário Aberje. A revista traz ainda a primeira de uma série de reportagens especiais sobre o universo das agências de comunicação.

No editorial de apresentação da primeira revista Comunicação Empresarial estava enunciado: “A revista estimulará discussões, revelará fatos novos e, principalmente, procurará sensibilizar o empresariado sobre a importância de se elevar a Comunicação Empresarial ao nível mais alto das decisões das companhias”. É o que fizemos e continuaremos fazendo nos próximos 100 números da revista e em mais cinquenta anos da Aberje.

Sumário

EM PAUTA

AGENDA

LIVROS

ENTREVISTA
Nemércio Nogueira: “Em comunicação empresarial, é preciso ter o dedo no pulso o tempo todo”

ESPECIAL 100/50
Comunicação centenária
50 anos em 50 fatos
PUA: Pergunte aos universitários
MBA: Para o alto e avante!
Aberje: o presente e o futuro

NOVAS MÍDIAS
A hora e a vez dos influenciadores digitais

AGÊNCIAS
Universo em expansão

CULTURA E INTEGRIDADE
Abrangência, Governança e Confiança: os três elementos para construir um ambiente íntegro

SETORIAL
Os segredos da comunicação saudável

CICLO DE DEBATES ABERJE-AVON
Os limites da propaganda comparativa

COMITÊ DE GÊNEROS
Em busca da diversidade e da igualdade dentro das organizações

PENSATA | Luiz Serafim

Publicado em: Revista CE Comunicação Empresarial 100 - Ano 27 - 2017
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin