New Holland e rede de concessionários ampliam distribuição de alimentos durante a pandemia
A New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, juntamente com sua rede de mais de 200 concessionários espalhados pelo Brasil, está ampliando a distribuição de alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar, especialmente durante a pandemia de covid-19. A marca, que em 2019 lançou uma campanha de combate à fome que doa refeições a partir da renda proveniente de uma parcela de todas as máquinas vendidas, decidiu criar uma “rede do bem”, que entre outras coisas tem ajudado tanto comunidades carentes quanto pequenos produtores com dificuldades de vender sua produção.
Desde o início da pandemia, a New Holland identificou as fragilidades nessas duas pontas da cadeia de consumo e resolveu ampliar seus esforços. “Decidimos doar mensalmente 17 cestas básicas a cada loja nossa pelo país, que serão distribuídas às comunidades mais necessitadas. Somando-se a essas cestas básicas, cada concessionário se comprometeu a doar cestas de hortifruti adquiridas junto aos produtores familiares da sua região, o que auxilia os pequenos agricultores a escoar sua produção, bastante afetada com o fechamento das escolas e a restrição imposta às feiras nas cidades. Com isso, conseguimos unir essas duas pontas”, explica Gustavo Taniguchi, diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América do Sul.
A iniciativa, que começou em junho e vai até agosto, empolgou tanto a rede de concessionários que ela resolveu complementar as doações dobrando o número de cestas básicas, conforme explica Taniguchi. Desta maneira, passou-se para 34 cestas básicas por mês doadas em cada loja New Holland, complementadas, ainda, com as cestas de hortifruti.
Pontos de doação
Mas a “rede do bem” não para por aí. Graças a uma parceria com a Associação Brasileira dos Distribuidores New Holland (Abraforte), os concessionários irão doar também itens de higiene, complementando o pacote de ajuda às famílias. Além disso, as lojas servirão como pontos de recebimento de alimentos de cidadãos que queiram contribuir, mas não têm como acessar outros pontos de recebimento. “Aproveitamos a grande capilaridade da nossa rede, que pode receber essas doações e distribuí-las às pessoas em situação de insegurança alimentar”, observa Taniguchi.
Essa capilaridade estendida também deve beneficiar os agricultores familiares, já que eles podem utilizar as mídias sociais dos concessionários New Holland para fazer a divulgação dos seus produtos nas suas regiões de atuação, ampliando as possibilidades de comercializar a produção em tempos tão difícies.
Fundo mundial
As ações da New Holland no Brasil integram um conjunto de ações da CNH Industrial, líder mundial de bens de capital, que investiu US$ 2 milhões (cerca de R$ 10 milhões) para combater ou mitigar o impacto da covid-19 em todo o mundo. O recurso, que faz parte de um fundo social criado pela empresa, foi distribuído para as quatro regiões globais onde a companhia mantém operações, a partir de um mapeamento das necessidades de cada localidade. Foram destinados R$ 2 milhões somente para a América do Sul.
O plano estratégico em andamento é focado em três frentes de trabalho – alimentação, saúde e educação, com metas de curto, médio e longo prazos. No pilar alimentação, a empresa está suportando famílias carentes por meio do fornecimento de cestas básicas pelo período de três meses (junho a agosto), sendo que a segunda fase da distribuição já começou.
A ação da New Holland Agriculture irá auxiliar instituições filantrópicas em vários estados brasileiros com a doação de cestas básicas. As doações, inclusive, envolvem o time de Aftermarket Solutions da CNH Industrial. Os funcionários do Centro de Distribuição de Sorocaba (SP) se mobilizaram para organizar o recebimento, a separação e a distribuição das cestas básicas que foram enviadas a instituições de 16 estados do Brasil.
Em outra ação, a CNH Industrial doará cestas básicas aos beneficiados pelos projetos sociais já atendidos pela empresa nos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Ao todo, cerca de 2 mil famílias no Brasil e mais de 1.750 famílias argentinas, nas cidades de Córdoba e Buenos Aires, estão sendo beneficiadas por essas iniciativas.
A New Holland Agriculture, assim como a CNH Industrial, trabalha alinhada com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Todos eles tiveram impactos com a covid-19 e a estratégia é agir especialmente sobre os objetivos mais vitais do ponto de vista social. Entre eles estão: a erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; e educação de qualidade.
Essas ações somam-se a outras já consolidadas durante a pandemia, como a doação de equipamentos de proteção individual, como máscaras descartáveis, para asilos e outras instituições que necessitam.
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática