Comunicação Não Violenta

Como ela tem ajudado as empresas a criar ambientes mais saudáveis e a melhorar o diálogo com seus públicos

Revista CE Comunicação Empresarial ed. 105 - 2020 - ano 29

A edição 105 da Revista CE Comunicação Empresarial traz como dossiê o tema do ano na Aberje: a Comunicação Não Violenta, que contou com patrocínio da Bayer. A reportagem aborda como a CNV tem sido aplicada nas organizações para a implantação de um ambiente mais empático e como isso tem ajudado as lideranças a ouvir atentamente e se expressar com mais clareza.

A seção de Think Tank traz artigos escritos por profissionais do mercado sobre a importância do conteúdo na comunicação corporativa. A edição também contém um caderno sobre a 45ª edição do Prêmio Aberje, apresentando os 15 projetos ganhadores e um ensaio fotográfico com os profissionais homenageados. Além disso, traz um especial sobre o passado, presente e futuro do papel, apresentado pela International Paper.

Carta ao leitor

Você provavelmente já ouviu falar em “V.U.C.A.”, um acrônimo
para definir as condições de nossa contemporaneidade volátil,
incerta, complexa e ambígua. O termo foi criado pelo Exército
americano (daí o “volatility”, “uncertainty”, “complexity” e “ambiguity”)
para descrever situações de guerra e acabou sendo importado para o
contexto corporativo, que muitos consideram, bem, uma guerra.
O mundo V.U.C.A. é habitado por uma humanidade – nós – cada vez
mais beligerante, polarizada e intolerante. Nesse habitat belicoso, a
Comunicação Não Violenta – ou CNV – se apresenta como alternativa
para a construção de uma fundamental ponte dialógica.

Eis uma das boas razões para termos escolhido a Comunicação Não
Violenta como o tema do ano da Aberje, que conta com o patrocínio
da Bayer. Como defensores da interlocução saudável, precisamos
reforçar uma abordagem que dê suporte para a construção de uma
comunicação que privilegie o respeito e o sentimento de humanidade,
cumprindo, como associação, o nosso papel de mediadora de
relações. Nesta edição preparamos um dossiê sobre CNV que mostra
como ela tem sido aplicada nas empresas para a implantação de um
ambiente mais empático e como isso tem ajudado as lideranças a
ouvir atentamente e se expressar com mais clareza.

Por falar em contemporaneidade, a seção de abertura da revista
traz um conjunto de textos assinado por profissionais de ponta
sobre a importância do conteúdo na comunicação corporativa.
Vale muito a leitura.

O momento disruptivo também tem afetado a forma como a
sociedade se expressa. Hoje há novos canais, ressignificações e
demandas comunicacionais únicas. Foi levando esse ambiente em
conta que repensamos o Prêmio Aberje, que agora ganhou novas
categorias para atender às demandas de nossos associados.
O resultado dessa mudança pode ser conferido no caderno especial
do Prêmio Aberje 2019 com os perfis dos 15 projetos vencedores.

Sumário

THINK TANK

  • É preciso avançar para engajar (Carolina Gutierrez Prado)
  • A sensibilidade como ferramenta (Fábio Mincarelli Monfrin)
  • Para sair do lugar comum (Renata Nascimento)
  • Quem é o seu público, afinal? (Luiz Herrisson)
  • Conteúdo é o novo combustível (Daniel Pires)
  • O valor de uma boa conversa (Giovanni Nobile)
  • A meta é o engajamento (Marcio Cavalieri)
  • Produto com propósito (Rozália del Gáudio)

 

Papel: uma metamorfose ambulante: O passado, o presente e o futuro de um dos maiores transformadores da civilização

 

PONTES DE DIÁLOGO

O ano da Comunicação Não Violenta: A CNV ganha protagonismo como peça fundamental para estabelecer diálogos em um mundo cada vez mais polarizado

“Empresas tem tendência a internalizar conflitos”: Entrevista Dominic Barter

 

FEEDBACK

Quando a gentileza gera eficiência: Como as corporações têm aplicado a CNV para melhorar relacionamentos e a imagem diante do consumidor

 

ESCUTA ATIVA

Novos líderes, novas linguagens: Para as equipes de comunicação corporativa, praticar a empatia é um diferencial que promete levar a estratégias de sucesso

 

ESPECIAL

Prêmio Aberje: Os destaques da 45ª edição e o raio X dos 15 projetos vencedores

 

Publicado em: Revista CE Comunicação Empresarial ed. 105 - 2020 - ano 29
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin