Grupo de pesquisadores lança livro ‘Estudos sobre a criatividade’; artigo de Paulo Nassar discute inovação na prática pedagógica
Obra produzida por grupo de pesquisadores aborda sobre aspectos inovadores e a prática da Comunicação do ponto de vista do potencial criativo
Em tempos na qual a produção do conhecimento tem se defrontado com desafios ainda maiores, é importante discutir sobre caminhos criativos e inovadores com os quais seja possível atingir esse objetivo com mais eficiência. Pesquisadores, na sua maioria Mestres e Doutores, reuniram estudos importantes nesta perspectiva e estão lançando pela Gênio Criador Editora o livro “Estudos sobre a Criatividade – Comunicação e Inovação em debate”. Organizado pelos pesquisadores Cleusa Sakamoto e Sergio Andreucci, a obra reúne artigos que propõem uma arejada discussão sobre aspectos inovadores e a prática da Comunicação. O lançamento aconteceu na Livraria da Vila, nos Jardins em São Paulo/SP, no último domingo (24).
A obra conta com 22 capítulos com variadas visões, perspectivas e aplicações. Dentre os assuntos abordados estão análises dos legados de personalidades como os artistas plásticos Luiz Martins e Ai Weiwei, o Papa Francisco, o filósofo francês Michel Foucault, bem como discute conceitos como Hiper-comunicação e a Pedagogia do Silêncio. O livro apresenta ainda discussões atuais sobre novos paradigmas como o Nobrow e sobre o uso de algoritmos em serviços colaborativos, aplicações de ferramentas tecnológicas e midiáticas que auxiliam desde ao ensino de idiomas à prevenção do tráfico de pessoas, entre outros exemplos.
Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), escreveu um capítulo, em conjunto com os professores Luiz Alberto de Farias e Ana Claudia Pompeu Torezan Andreucci. Eles escrevem sobre inovação na sala de aula, a partir do projeto Memórias Ecanas, que une experiência transmídia na prática didático-pedagógica, a partir de conhecimentos dos campos da Comunicação, História, Memória, Antropologia e Audiovisual. O livro é a segunda publicação do Grupo de Pesquisa CNPQ – Criatividade e Inovação na Comunicação, que reúne Pesquisadores da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Universidade Anhembi-Morumbi e das Faculdades Anhanguera.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em parceria com Pacto Global da ONU, Aberje realiza workshop Missão COP30 para comunicadores
- Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal da Aberje se reúnem em São Paulo
- Quarta reunião do Comitê Aberje de Mensuração reforça papel da liderança na estratégia de dados
- Quarta reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento ESG explora desafios e oportunidades da Comunicação Interna
- Mestrado Profissional em Comunicação e Cultura de Dados, parceria entre Aberje, FGV e Fundação Itaú, divulga lista de aprovados
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociaisMalu Weber Tempero brasileiro em churrasco alemãoLeila Gasparindo Radar Employer Branding: a marca empregadora sob a ótica da comunicação integradaCarina Almeida Paris 2024: Um novo pódio para a diversidadeElizeo Karkoski A comunicação interna para uma cultura alinhada à estratégia organizacional