Multinacional alemã Henkel inova processo seletivo com games e realidade virtual
A Henkel, associada da Aberje, inova em seu processo seletivo do programa de estágio com a gamificação para analisar habilidades como raciocínio lógico, tomada de decisão, agilidade, introversão e extroversão, dos universitários inscritos. Os candidatos ingressarão em um jogo online, que faz parte dos filtros da plataforma da Cia de Estágio, e receberão as diretrizes até finalizar o game.
Além disso, os candidatos participarão de uma atividade com realidade virtual, de forma presencial em uma das unidades da Henkel, com a avaliação de alguns gestores da companhia. As equipes serão divididas em grupos e terão o desafio de escapar de um labirinto, em 20 minutos. Os integrantes de cada time terão que discutir e montar seu planejamento e sua estratégia, que incluem decisões importantes como escolher quais candidatos ficarão com os óculos e o papel de cada um durante a dinâmica. O grupo que terminar primeiro ou dentro do prazo determinado e fazer a maior pontuação vencerá a competição. “Durante as atividades, os participantes tomarão decisões com base em suas preferências e as dinâmicas iniciais traçarão o perfil de cada um. A parte da gamificação, por exemplo, trará um breve descritivo do perfil do candidato, que constará no material que os gestores da Henkel receberão para a dinâmica com a realidade virtual e a entrevista final”, explica Simone Sertão, responsável pela área de Atração de Talentos e Desenvolvimento da Henkel.
Companhias de diferentes segmentos passaram a adotar o uso de jogos e outras atividades em processos seletivos para avaliar habilidades e aspectos dos candidatos, que podem se perder em dinâmicas tradicionais. A proposta ao incorporar novas iniciativas é ter a oportunidade de fazer uma avaliação mais detalhada, além das informações que o currículo apresenta.
As dinâmicas estão previstas para a segunda quinzena de novembro. A Henkel e a Cia de Estágios esperam que o processo seletivo conte com mais de 3 mil candidatos.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em parceria com Pacto Global da ONU, Aberje realiza workshop Missão COP30 para comunicadores
- Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal da Aberje se reúnem em São Paulo
- Quarta reunião do Comitê Aberje de Mensuração reforça papel da liderança na estratégia de dados
- Quarta reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento ESG explora desafios e oportunidades da Comunicação Interna
- Mestrado Profissional em Comunicação e Cultura de Dados, parceria entre Aberje, FGV e Fundação Itaú, divulga lista de aprovados
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociaisMalu Weber Tempero brasileiro em churrasco alemãoLeila Gasparindo Radar Employer Branding: a marca empregadora sob a ótica da comunicação integradaCarina Almeida Paris 2024: Um novo pódio para a diversidadeElizeo Karkoski A comunicação interna para uma cultura alinhada à estratégia organizacional