Conexões Produtivas
Cenário pede integração para alinhamento de imagem às novas demandas da sociedade e dos negócios
VALOR SETORIAL COMUNICAÇÃO CORPORATIVA - ED. 17 - 2024
Navegar em meio a profundas transições, esse é o papel atual dos comunicadores nas organizações hoje. A atuação desses profissionais ganha relevância junto às lideranças, conforme novas competências são exigidas para elaborar estratégias que garantam a transparência das ações desenvolvidas por suas instituições. Para mergulhar nesse tema, a edição de 2024 do Valor Setorial Comunicação Corporativa – revista anual do jornal Valor Econômico em parceria com a Aberje há 17 anos – se concentra no papel fundamental da criação de conexões genuínas para alinhar a imagem das organizações às novas demandas da sociedade e dos negócios.
A 17ª edição da mesa-redonda de CCOs, com mediação de Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; e Luciana Marinelli, da redação do Valor Econômico; discutiu como os CCOs devem adaptar suas abordagens estratégicas e operacionais para enfrentar os desafios representados pelas transições energética, econômica, social, cultural, política e tecnológica. Essa reunião contou com a participação de:
- Fabio Rua, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e ESG da GM América do Sul;
- Karina Monaco, head de Comunicação Corporativa América do Sul da BASF;
- Leandro Modé, diretor global de Comunicação na Vale;
- Lilian Assis, gerente executiva de Comunicação Corporativa na Ajinomoto;
- Marcos Baptistucci, Chief People Officer na Randoncorp;
- Mônica Alvarez, gerente de Comunicação Corporativa na Alubar Global Management;
- Ranny Alonso, diretora de Comunicação Corporativa no Grupo Amil;
- Tatiana Presoti, diretora sênior de Relações Públicas na SHEIN.
Além dessa reunião, uma mesa-redonda com CEOs de empresas brasileiras de diversos segmentos serviu de base para uma matéria sobre o papel cada vez mais estratégico do CEO na comunicação. Mediado por Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje; e Luciana Marinelli, do Valor Econômico, o debate reuniu:
- Fernanda Ribeiro, da Conta Black;
- Jefferson de Paula, da ArcelorMittal Brasil;
- Maurício Rodrigues, da Bayer Crop Science América Latina.