EVENTOS
Cultura de Dados, Mensuração de Resultados e Inteligência Artificial na Comunicação
SOBRE
Aberje e Cortex promovem pesquisa “Cultura de Dados, Mensuração de Resultados e Inteligência Artificial na Comunicação.”
A adoção de dados na comunicação das empresas é hoje um imperativo de sucesso para a construção e fortalecimento da reputação corporativa. Além disso, com a rápida disseminação de soluções de Inteligência Artificial, os profissionais da área se veem cada vez mais pressionados a desenvolver habilidades analíticas e uma cultura de adoção de novas tecnologias. Mas será que as áreas de comunicação das empresas estão maduras o suficiente para o uso dessas soluções?
Para responder a essa e outras perguntas, a Aberje e a Cortex promovem a pesquisa “Cultura de Dados, Mensuração de Resultados e Inteligência Artificial na Comunicação”. Em sua segunda edição, o estudo tem por objetivo conhecer o atual estado da arte da mensuração nos processos de comunicação empresarial e estabelecer as suas relações com a Cultura de Dados presente hoje nas áreas de Comunicação das Organizações e entender o estágio em que as áreas de comunicação se encontram no que diz respeito à adoção de IA.
A pesquisa trata questões sobre a cultura organizacional das empresas, na gestão de suas ações de comunicação, e as intersecções entre a área de Comunicação e sua cultura de dados, além da adoção de IA pelos profissionais de comunicação. Também foram desenvolvidas questões sobre as métricas aplicadas, na avaliação das ações de comunicação, e a sua relação com as metas definidas para a área.
PROGRAMAÇÃO
09h30 Abertura
9h40 Destaques da Pesquisa " Cultura de Dados, Mensuração de Resultados e Inteligência Artificial na Comunicação"
-
Carlos Alberto Ramello
Responsável pelo Núcleo de Pesquisas da Aberje
-
10h10 Debate
-
Raquel Almeida
Gerente executiva de Comunicação na Americanas
-
Mediador: Claudio Bruno
Diretor de Inovação na Cortex
-
11h30 Encerramento
PALESTRANTES
Claudio Bruno
Diretor de Inovação na Cortex
Formado em jornalismo, com mais de 20 anos de experiência, atua como Diretor de Inovação na Cortex, desenvolvendo produtos de dados e aplicações de IA para o mercado de comunicação. Ele tem especializações em Comunicação e Marketing pela ECA/USP e em Market Intelligence pela Information Management School da Nova Lisboa. Anteriormente, ocupou cargos de liderança em grandes agências de Relações Públicas, como CDN e Grupo IN PRESS.
Raquel Almeida
Gerente executiva de Comunicação na Americanas
É gerente executiva de Comunicação na Americanas, onde está desde outubro de 2021. Especialista em comunicação institucional estratégica, com ênfase em relações com a mídia e gestão de crise, acumula experiência de dez anos em empresas e agências de comunicação, como Oi e Textual. Em sua trajetória profissional também atuou durante 20 anos como repórter e editora em veículos de relevância nacional como O Globo, Veja, O Dia e Jornal do Brasil. Doutora em Comunicação Social pela PUC-Rio e vice-líder do grupo de pesquisa em Economia Política da Comunicação na mesma universidade, pesquisa os impactos da tecnologia e da ação das plataformas digitais no jornalismo.