A reputação de Dom Pedro I
Você sabe algo sobre a reputação de Dom Pedro I? Reputação é a percepção coletiva de um grupo do somatório de imagens pontuais em relação a uma marca ou uma pessoa. Em outras palavras, podemos dizer que a forma como alguém é retratado após a sua morte é a sua reputação, desde que sejam descontados os floreios imediatos à morte, que sempre deixam o defunto, digamos, mais legal.
Dom Pedro I, responsável pela nossa independência de Portugal em 07 de setembro de 1822, é uma figura que entrou para a História sendo descrito de forma bastante multifacetada. Uma pesquisa rápida pela web o cita como: “grande namorador”, “andava com amigos de reputação duvidosa”, “impulsivo”, “sem auto-controle”, “inteligente”, “astuto”, “homem simples no trato com as pessoas”, “dominador”, “temperamental”, “abstêmio”, “mulherengo incorrigível”, “sensível com os filhos”, “bonitão”, “limpo” (tomava banho diariamente), “libertário” e “liberal no discurso, mas com índole autoritária”. Ah, para completar o pacote ele era também um bom músico e um amante da equitação. Sem dúvidas, um personagem bastante rico em se tratando de nuances de personalidade.
Um dos trechos mais curiosos de sua biografia, se olharmos pelo lado sentimental e prático, é o fato de que após ter ficado viúvo da Princesa Leopoldina, ele teria tentado se casar novamente e várias princesas da Europa teriam recusado o seu pedido por causa das costumeiras traições e supostos maus tratos emocionais à primeira esposa. Já naquela época, não bastava ser um imperador, tinha que ser minimamente respeitoso com o casamento. Essas recusas teriam ferido a sua vaidade e, quando ele finalmente conseguiu uma nova noiva, reza a lenda de que foi fiel a ela. Vai que ele ficava viúvo de novo! Imagina passar por toda aquela humilhação de ser rejeitado em série por suas pretendentes?! Reputação é tudo!
Interessante, não?
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática