EVENTOS
Reputação: como o patrocínio em cultura, esporte e entretenimento pode ser uma plataforma de comunicação para as empresas
SOBRE
Segundo a Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia da PwC, o mercado de entretenimento no Brasil deve crescer 5,7% por ano até 2026 – número acima da média global, que é de 4,6. Este resultado reflete o aumento do interesse das pessoas por atividades culturais, principalmente depois do confinamento nos anos de pandemia. Estes dados justificam a preocupação das marcas em cumprir seu papel social, investindo cada vez mais em atividades culturais que envolvam arte, esporte e educação. Como será que as áreas de comunicação das corporações podem se envolver neste cenário? Qual é o seu papel na transformação da imagem das instituições? Como o entretenimento, por meio da arte, cultura e esporte, pode ser usado como plataforma de comunicação? Essas e outras questões serão pauta em mais um encontro do Capítulo Rio da Aberje.
PROGRAMAÇÃO
09h00 Recepção e welcome coffee
10h00 Boas-Vindas
10h10 Roda de Conversa
-
Mediador: Dario Menezes
Diretor executivo da Caliber
-
Danielle Barros
Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
-
Katielle Haffner
Gerente Sênior de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil
-
Rafael Oliveira
Gerente de Comunicação e Marketing da Unimed-Rio
-
Janaina Vilella
Diretora de Comunicação da Enel Brasil
-
12h00 Encerramento
PALESTRANTES
Danielle Barros
Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
Como Secretária de Cultura do Estado do Rio regulamentou o Fundo Estadual de Cultura após 22 anos e modificou a política de projetos culturais financiados com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, com foco na diversificação do incentivo para projetos e projeção da cultura nos 92 municípios do estado. É Doutoranda em Cultura e mestra em Educação no Campo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, também atuou em todo estado do Rio como Delegada Federal de Desenvolvimento Agrário, conhecendo todos os 92 municípios e suas particularidades.
Dario Menezes
Diretor Executivo da Caliber
Diretor Executivo da Caliber, consultoria internacional especializada na reputação corporativa (www.groupcaliber.com.br) e professor de Digital Branding da FGV e ESPM e da disciplina de ESG da Fundação Dom Cabral.Janaina Vilella
Diretora de Comunicação da Enel Brasil
Jornalista de formação, Janaína conta com mais de 20 anos de experiência profissional em Comunicação Corporativa, Relações Públicas, Marketing, Publicidade e Gerenciamento de Crise, incluindo passagens por grandes veículos de imprensa como Jornal do Brasil, Editora Abril e Valor Econômico. Em 2008, assumiu como gerente de imprensa da Ampla Energia e Serviços. Em 2012, foi nomeada diretora de Comunicação, Sustentabilidade e Relações Institucionais da Endesa Brasil e desde 2015, exerce a função de diretora de Comunicação da Enel Brasil.
Katielle Haffner
Gerente Sênior de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil
Executiva de comunicação, especialista em ESG, com mais de 18 anos de experiência na indústria de varejo. Nos últimos 6 anos, migrou da área de marketing para sustentabilidade onde trabalhou em projetos relacionados à ESG, gestão de impacto e construção de reputação coorporativa. Líder do Comitê de gênero da Coca-Cola Brasil há 4 anos, trabalha com agendas de empoderamento econômico, especialmente focadas em mulheres em situação de vulnerabilidade. Foi reconhecida no ano de 2020 como umas das 25 maiores intraempreendedoras de impacto do Brasil pela Liga de Intraempreendedores. Na indústria, atua dentro de Sistema Coca-Cola promovendo agendas de valor compartilhado pois acredita do papel das empresas como parte do Ecossistema de transformação nas agendas de ESG.
Rafael Oliveira
Gerente de Comunicação e Marketing da Unimed-Rio
Acumula mais de 20 anos de experiência com comunicação e marketing, sendo os últimos 12 em cargos de liderança. É jornalista, mestre em Gestão da Economia Criativa pela ESPM-Rio, com MBA em Comunicação Corporativa também pela ESPM-Rio. Atualmente, é gerente de Comunicação e Marketing da Unimed-Rio e em 2022 foi eleito o executivo de comunicação da Região Sudeste pelo Prêmio Top Mega Brasil e o segundo profissional de comunicação do Brasil pelo Prêmio Aberje.