EVENTOS
Como a agenda ESG pode ajudar o agronegócio brasileiro
SOBRE
Mais do que um cuidado das empresas, as pautas de ESG, cada vez mais, ditam as escolhas de consumidores e investidores que buscam por marcas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Para que isso seja um diferencial competitivo para as companhias do agro brasileiro, é necessário um grande esforço de comunicação das áreas que trabalham para a melhoria da reputação do setor e a atração de jovens talentos. O Lab de Comunicação para o Agronegócio da Aberje vai reunir especialistas em comunicação e ESG para discutir como o tema pode ajudar as empresas do setor.
PROGRAMAÇÃO
10h00 Abertura
10h10 Como a agenda ESG pode ajudar o agronegócio brasileiro
-
Eliane Uchoa
Diretora de Comunicação da Cargill na América do Sul
-
Ricardo Voltolini
CEO da consultoria Ideia Sustentável e da Plataforma Liderança com Valores
-
Mediador: Nicholas Vital
Diretor da ABMR&A
-
11h30 Encerramento
Nicholas Vital
Diretor da ABMR&A
Jornalista com passagens por algumas das principais revistas de economia e negócios do país e autor do livro “Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo”, publicado pela editora Record. Foi idealizador do Lab de Agronegócio na Aberje. Atualmente, diretor da ABMR&A e consultor de comunicação para empresas de agronegócio
Eliane Uchoa
Diretora de Comunicação da Cargill na América do Sul
Jornalista e apaixonada por Comunicação Corporativa. Com especialização pela Fundação Getulio Vargas, pós-graduação em Relações Públicas pela Cásper Líbero e MBA pela Aberje, Eliane tem mais de 25 anos de carreira. Iniciou sua jornada em agências de comunicação, passando para grandes corporações, atuou em multinacionais como Grupo Votorantim, Bemis Company e Alcoa. Atualmente ocupa a posição de diretora de Comunicação da Cargill na América do Sul.
Ricardo Voltolini
CEO da consultoria Ideia Sustentável e da Plataforma Liderança com Valores
Conselheiro de empresas e mentor de líderes em sustentabilidade, é um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial do Brasil, tendo iniciado suas atividades no final dos anos 90 do século passado. É estudioso de ESG há dez anos, com ascensão do conceito ESG entre os investidores. Ele tem sido convidado a elaborar estratégias de ESG, desenvolver líderes e integrar comitês de sustentabilidade e conselhos. Especialmente nos últimos doze anos à frente de uma equipe de experientes consultores da Ideia Sustentável, o especialista coordenou o desenvolvimento de quinze estratégias de ESG para grandes empresas de diferentes setores no Brasil, algumas delas multinacionais. Já atendeu mais de 370 empresas. Nos últimos dois anos, á frente de uma equipe de experientes consultores, coordenou o desenvolvimento de 30 estratégias de ESG. Autor de 11 livros, lançou recentemente “Vamos falar de ESG?”, pela editora Voo