Nossa história

  • https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/1967-1-convencao_2_editada.jpeg|Siegfried Hoyler, Nilo Luchetti e JoãoAlbertoIanhez durante a I Convenção Nacional1967

    Em 8 de outubro aconteceu a I Convenção Nacional de Editores de Revistas e Jornais de Empresa, idealizado por Nilo Luchetti, com representantes de 52 publicações, no Auditório da Pirelli em São Paulo. O evento marcou a criação da Aberje e do Prêmio Aberje, condecorando a  “Avon em Revista” como melhor órgão interno do país.

  • 1968

    Sob a presidência de Nilo Luchetti a diretoria é eleita e toma posse com o primeiro estatuto aprovado

    https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/1968-estatuto.jpeg|No dia 27 de julho os estatutos da Aberje ficam prontos e são aprovados
  • https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/1968_pesquisa-publicada-na-RAE-e1665161159724.jpg|Publicação da pesquisa "A publicação interna na empresa brasileira", de Nelson Savioli e Wilson B. Candeloro, na Revista RAE, v. 8 n 29 1968

    A RAE – Revista de Administração de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas, publica resultado de pesquisa realizada na I Convenção Nacional de Editores de Jornais e Revistas de Empresa. Trata-se da primeira pesquisa científica sobre Comunicação Empresarial, marcando o pioneirismo da Aberje nesse campo

  • 1976

    A Aberje publica o estudo “Comunicação, imprensa e mass media na empresa”, de Dimitri Weiss, um alentado estudo sobre a situação da comunicação empresarial na França e no mundo

    https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/1976_estudo-dimitri-weiss-e1665161327887.jpeg|Estudo "Comunicação, imprensa e mass media na empresa"
  • https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/1977_mudanca-de-sede.jpeg|1977

    A Aberje anuncia a instauração de sua sede em São Paulo

  • 1979

    A Aberje é a única entidade brasileira na 11ª Federation of European Industrial Editors Associations (FEIEA), feira realizada em Estocolmo, com apoio da International Association of Business Comunicators (IABC)

    https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/1979_Elisa-Vanuccini-e-Nilo-Luchetti.jpeg|Elisa Vanucci e Nilo Luchetti na FEIEA
  • 1983

    Em reunião realizada na sede da associação, a Aberje se antecipa na discussão de um tema muito em voga nos dias de hoje ao lançar o Código de Ética para Editores empresariais

  • 1984

    É lançado o livro Jornalismo Empresarial – Teoria e Prática, de Gaudêncio Torquato, promovido pela Aberje

    https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/1984_capa-livro-Jornalismo-empresarial.jpg|Capa do livro "Jornalismo Empresarial: Teoria e Prática"
  • https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/1985-eca.jpeg|1985

    Uma parceria entre Aberje e Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) promove, o seminário “Jornalismo Empresarial: Avaliação da Experiência Brasileira” e o 1º Curso de Aperfeiçoamento em Comunicação Empresarial, tendo em seu corpo docente respeitados especialistas, como José Marques de Melo, Gaudêncio Torquato, Manuel Carlos Chaparro e Wilson da Costa Bueno

  • 1986

    A cidade do Rio de Janeiro ganha o seu “1º Encontro Regional de Comunicação Empresarial”, promovido pela Aberje

    https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/1986_encontro-Regional-RJ.jpeg.jpeg|1º Encontro Aberje Rio de Janeiro
  • https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/1987_capa-revista-Aberje01.jpg|Capa Revista Aberje1987

    Em comemoração aos 20 anos da instituição, é publicada a primeira edição da Revista Aberje, com uma série de artigos sobre a história da Aberje e da comunicação empresarial no Brasil

  • 1989

    Até então uma sigla, resultante do nome “Associação Brasileira dos Editores de Revistas e Jornais Empresariais”, a Aberje vira marca, tornando-se Associação Brasileira de Comunicação Empresarial

    https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/1989_logo_aberje_72dpi.jpg|Logo Aberje
  • https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/1991_Comunicacao-Empresarial-n°01.jpg|Capa Revista Brasileira de Comunicação Empresarial1991

    É criada a Revista Brasileira de Comunicação Empresarial, substituindo a Revista Aberje. O objetivo é transcender a divulgação de notícias ligadas à Aberje e seus associados e incorporar assuntos relevantes ao meio comunicacional

  • 1991

    Devido ao grande número de inscritos para o prêmio de 1990, é criado o Prêmio Aberje Regional

    https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/1991_premio-aberje-Regional-Sul.jpeg|Primeiro Prêmio Aberje Regional
  • https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/1996_site-Aberje.jpeg|Primeiro site Aberje1996

    Em junho entra no ar o site da Aberje, tornando-se a primeira entidade comunicacional a colocar seus serviços na Internet

  • 2001

    Em fevereiro acontece em São Paulo o 1º Mix Aberje de comunicação interna e integrada, evento tradicional que contou com 17 edições até o ano de 2017

    https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/2001_1-MIX.jpeg|1º Mix Aberje de Comunicação Interna Integrada
  • 2001

    O DatAberje, braço de pesquisas da associação, dá início às suas atividades regulares ao divulgar o primeiro estudo sobre Comunicação Interna

  • 2003

    A Aberje lança o livro “Comunicação Interna: A força das Empresas” reunindo artigos de diversos autores da área, dando início às publicações da Aberje Editorial. A coleção “Comunicação Interna: A força das Empresas” teve 7 volumes

    https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/2003_livro-comunicacao-interna-e1665163053369.jpeg|Capa do livro “Comunicação Interna: A força das Empresas”
  • https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/2004_CMR1-1-e1665163132878.jpg|2004

    Com base nos documentos e materiais bibliográficos acumulados desde sua fundação, é criado o CMR Aberje – Centro de Memória e Referência da Aberje, o único sistema de informação especializado em Comunicação Empresarial da América Latina

  • 2005

    Cria-se o Conselho Consultivo da Aberje

  • https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/2006_lancamento-curso-Syracuse.jpg|Lançamento do Curso Internacional de Comunicação Empresarial2006

    É criado o Curso Internacional de Comunicação Empresarial, uma parceria entre a Aberje e a University of Syracuse, uma das mais importantes universidades norte-americanas. Sua apresentação acontece com palestra ministrada pela professora Maria Russel

  • 2007

    A Aberje lança o documento “A comunicação organizacional frente ao seu tempo”, assinado por Paulo Nassar, Renato Janine Ribeiro e Rodolfo Witzig Guttilla como parte das comemorações de seus 40 anos e expressão da missão, visão e valores para o futuro

    https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/2007_comunicacao-organizacional-frente-e1665163456961.jpeg|Capa estudo "A comunicação organizacional frente ao seu tempo"
  • https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/2008_valor-setorial.jpg|Capa primeira Valor Setorial Comunicação Corporativa2008

    É lançada a primeira edição da Revista Valor Setorial Comunicação Corporativa, realizada em parceria da Aberje com o jornal Valor Econômico

  • 2009

    É lançado no mês de maio o desafio do Prêmio Universitário Aberje – PUA, em São Paulo

    https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/2009_primeiro-PUA-scaled-e1665163593559.jpg|Primeiro PUA
  • 2009

    Realizado o 1º International Aberje Award

  • 2010

    Em abril é realizado, na Universidade de Syracuse, em Nova York, o 1st Brazilian Corporate Communications Day

    https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/2010_1-Brazilian-day.png|1st Brazilian Corporate Communications Day
  • https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/2011_aula-inagural-MBA-Aberje-ESEG.jpg|Aula inaugural MBA em Gestão da Comunicação Corporativa2011

    Em parceria com a ESEG – Escola Superior de Engenharia e Gestão, a Aberje lança o MBA em Gestão da Comunicação Empresarial

  • 2011

    A Aberje é nomeada como Regional Representative da Global Alliance for Public Relation and Communication Management, confederação das principais associações e instituições de gerenciamento de comunicação e relações públicas do mundo, para o território brasileiro e latino-americano

  • https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/2016_Lider-Com.jpg|2016

    Ocorre a primeira reunião do LiderCom, grupo de Liderança da Comunicação das empresas associadas, criado em 2015 com o objetivo discutir e difundir o papel da comunicação nas organizações e suas premissas éticas

  • 2016

    Acontece a primeira edição do seminário Aberje Trends – Tendências em Comunicação, em São Paulo

  • https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Pacto-Global_Brazil_logotype_translation_260x292.jpg|2018

    Aberje torna-se signatária do Pacto Global da ONU, e passa a integrar a Secretaria Executiva da Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE) da Rede Brasil

  • 2020

    A Aberje lança seu podcast, o FalAção

    https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Falação_capa_podcast.jpg|
  • https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/2020_forum-Aberje-Valor.jpg|2020

    Aberje e o jornal Valor Econômico se unem e realizam o Fórum Aberje Valor Econômico de Comunicação Corporativa, uma série de eventos digitais para discutir a reinvenção da Comunicação Corporativa no mundo transformado pela pandemia

  • 2021

    Surge a Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação, para conscientizar os funcionários e demais stakeholders das empresas na prevenção e combate às fake news

    https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/10/2021_selo-alianca-fakenews-e1665164271880.png|
  • https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Aberje-Trends-2022_Aberje-FGV-2-e1655914632730.jpeg|Anúncio da parceria entre Aberje e FGV no Aberje Trends 20222022

    Aberje firma parceria com Fundação Getúlio Vargas para MBA em Gestão da Comunicação Empresarial

fechar