EVENTOS
O Papel da Eletrificação na Mobilidade Sustentável
SOBRE
Como conscientizar as pessoas sobre a importância da eletrificação para o futuro do planeta?
O mundo está consciente de que temos de repensar nosso modo de vida em cada detalhe do dia a dia se quisermos garantir nosso futuro. Isso também passa pela maneira como nos locomovemos diariamente.
O uso de combustíveis provenientes de fontes não renováveis, como petróleo, estão com os dias contados: há já, inclusive, discussões na Comissão Europeia sobre a proibição de vendas de veículos a combustão até 2035.
Pegando carona nesta tendência aparentemente sem volta, a eletrificação da produção mundial de veículos vem tomando espaço nos fóruns sobre clima e sustentabilidade e já é uma realidade, ainda que tímida, nas ruas de várias cidades.
Comunicar a urgência dessa transformação faz parte do processo de conscientização das pessoas e desenvolvimento deste mercado, através da promoção de uma onda sustentável que ajudará a pressionar pela promoção de políticas públicas que possam ajudar nessa nova jornada.
PROGRAMAÇÃO
10h00 Abertura
-
Nelson Silveira
Diretor de Estratégia de Comunicação da General Motors América do Sul
-
10h10 O PAPEL DA ELETRIFICAÇÃO NA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
Como conscientizar as pessoas sobre a importância da eletrificação para o futuro do planeta?
-
Silvia Barcik
Especialista em Mobilidade Sustentável
-
James Scavone
Sócio-fundador da Davinci
-
Rodrigo Fioco
Diretor de Marketing de Produto da Chevrolet
-
Mediador: Tião Oliveira
Editor do Jornal do Carro do “O Estado de S. Paulo”
-
12h00 Encerramento
Silvia Barcik
Especialista em Mobilidade Sustentável
Referência em Mobilidade Sustentável no Brasil. Executiva por mais de 20 anos no setor automotivo, foi responsável pela vinda do Veículo Elétrico da Renault ao Brasil e liderou os primeiros projetos de veículos compartilhados da montadora no país. Com vasta experiência nas práticas de ESG e formação internacional em Social Business, Silvia conduziu projetos inovadores com repercussão internacional à frente do Instituto Renault. Atuou como consultora sênior da GIZ – Cooperação Brasil Alemanha para a Mobilidade Elétrica na construção do conteúdo da vertical Profissionais para Energias do futuro. Além de head do vec Itaú – veículo elétrico compartilhado Silvia é colunista do Estadão, Diretora de Mobilidade da ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico e é Membro do Conselho da PNME – Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica e do LIDE Mulher PR.James Scavone
Sócio-fundador da Davinci
É redator premiado e sócio-fundador da Davinci, empresa de micromobilidade elétrica. Foi um dos fundadores da agência digital Salve, que foi adquirida pela gigante de comunicação americana Omnicom, tornando-se a TribalDDB Brasil. Hoje, lidera também o estúdio Sincronicidade, laboratório de citizen experience para marcas e criação de produtos com alma. Anglo-brasileiro, pai de 2 meninos, corintiano e cicloativista.
Nelson Silveira
Diretor de Estratégia de Comunicação da General Motors América do Sul
Antes de iniciar sua carreira corporativa, ele atuou como jornalista de 1990 a 2001. Nelson é Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Campinas. Ele foi reconhecido em 2016 and 2018 com o “Prêmio Comunicador do Ano ABERJE”. Em 2016 e 2017, foi nomeado como um dos mais influentes comunicadores do mundo pelo PR Week Global Powerbook.
Rodrigo Fioco
Diretor de Marketing de Produto da Chevrolet
Acumula mais de 25 anos de experiência profissional dentro da General Motors. Atualmente, é o Diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul. Já atuou nas áreas de planejamento, branding, manufatura e vendas, além de ter acumulado grande experiência internacional, trabalhando junto ao time global de Marca da Chevrolet em Detroit e como Diretor de Marketing na Argentina. Possui M.B.A. Executivo em Marketing pela ESPM e pela EADA Business School de Barcelona e Bacharelado em Engenharia Mecatrônica, pela Escola Politécnica da USP.
Tião Oliveira
Editor do Jornal do Carro do “O Estado de S. Paulo”
Editor do Jornal do Carro e do Estradão, plataformas de produção de conteúdo de O Estado de S. Paulo. Graduado em jornalismo
e pós-graduado em Publicidade, atua há mais de 30 anos na cobertura do setor de veículos.