Braskem no Rock In Rio: Transformar o plástico dá Rock
Para reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável, marca incentiva descarte correto de itens plásticos no maior festival de música do mundo
A Braskem leva para o Rock In Rio o Recycle Rock Braskem. A ação, cujo mote é “Transformar o plástico dá Rock”, foi desenvolvida pela Publicis, e propõe que, por meio de estações de coleta de resíduos plásticos, os participantes troquem itens recicláveis, como copos plásticos, embalagens de salgadinhos e de chocolates, por pontos que valem brindes.
A dinâmica funcionará em um sistema de incentivo que gera pontos àqueles que levarem resíduos plásticos às estações de coleta. Os pontos serão atrelados ao CPF do participante, que poderá trocá-los por produtos relacionados à uma boa experiência no festival, tais como: protetores para cabos de celulares, bolsas, Lazy Bags (pequenas camas infláveis portáteis) e até ingresso para outro dia do evento.
“Por meio de mais uma grande ação, estamos reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a economia circular. O Rock In Rio é o maior festival de música do planeta e conscientizar esse grande público sobre o descarte correto e a circularidade do plástico é muito potente”, explica Ana Laura Sivieri, Diretora de Marketing e Comunicação da Braskem.
Além de estar à frente da ação Recycle Rock Braskem no festival, a empresa aposta em uma comunicação 360°. A campanha será exibida nas transmissões ao vivo na Globo, Multishow e Bis. A Braskem também está investindo em mídias sociais e em um circuito de mídia exterior dos aeroportos Tom Jobim / Galeão e Santos-Dumont até a Cidade do Rock.
“A Braskem está presente na vida de milhares de pessoas diariamente. Entendemos que levar a mensagem de conscientização para as pessoas é muito importante. Por isso a comunicação foi estruturada para fazermos isso de forma genuína e eficaz, promovendo mudanças que transcendam o festival”, explica Dani Ribeiro, ECD da Publicis.
Juntas pela circularidade
Guiadas pelo conceito de circularidade, Rock in Rio, Coca-Cola, Heineken®, Natura, DORITOS®, KITKAT® e Braskem se uniram nessa missão. As marcas somam forças para reciclar os copos plásticos, as embalagens de salgadinhos e de chocolates consumidos durante o evento. Serão 4,5 milhões de copos plásticos produzidos para os 7 dias do festival, cerca de 130 mil embalagens de KITKAT®, além das de DORITOS®.
O objetivo é incentivar que o público faça o descarte correto durante o evento. Por isso, Heineken e Coca-Cola imprimiram mensagens de incentivo nos copos. O volume desse material recolhido na Cidade do Rock será transformado pela Braskem em matéria-prima circular para a produção de embalagens de produtos da Natura.
Já no caso das embalagens de salgadinhos e de chocolates, a Braskem ficará responsável por todo o processo de captação e encaminhamento dos materiais para reciclagem e DORITOS® e KITKAT® fortalecerão a estratégia de comunicação no festival para convocar as pessoas a se engajarem no projeto.
A ação acontece durante todos os dias de festival, que ocorre em 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio.
Para saber mais sobre a ação da Braskem no Rock In Rio, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=fY1bVMqzHe8
Destaques
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Conecta CI promove integração e inovação na Comunicação Interna
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática