EVENTOS
Representatividade genuína: como trazer a diversidade para todas as ações de comunicação
SOBRE
O conceito de lugar de fala ganhou evidência nos últimos anos, mostrando o que parecia óbvio mas nem sempre era praticado pelas marcas: não dá para falar de pluralidade excluindo pessoas. No entanto, para que a diversidade evolua para a inclusão, é preciso de fato inserir as pessoas diversas em todos os assuntos para evitar estereótipos, respeitar individualidades e não tratar pessoas como marcadores sociais. O segundo encontro do Lab de Comunicação para a Diversidade da Aberje vai trazer um time de pessoas diversas para uma discussão sobre a importância de perfis plurais nas ações de comunicação de forma genuína, ocupando diversos espaços como uma mensagem verdadeira de representatividade.
PROGRAMAÇÃO
15h00 Abertura
15h10 Representatividade genuína: como trazer a diversidade para todas as ações de comunicação
-
Marilia Tocalino
Coordenadora da iniciativa Bayer “Educação para #vidamelhor” e especialista em I&D
-
Carla Fernandes
Gerente de Talent Management na CPFL Energia
-
Wilson Barros
Sócio-diretor da agência Race Comunicação
-
Natália Albuquerque
Líder de Diversidade & Inclusão e Gerente de P&C na Philip Morris Brasil
-
Marilia Tocalino
Coordenadora da iniciativa Bayer "Educação para #vidamelhor" e especialista em I&D
Formada em Negócios da moda pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduada em Comunicação&Marketing e tem MBA em Administração, ambos pela FMU. Mais recentemente finalizou o curso de pós-graduação em Neurociências e comportamento humano pela PUC. Sua paixão por moda, comunicação e inclusão&diversidade falam
diretamente sobre o que entende ser seu propósito de vida: contribuir para que o “outro” sinta-se feliz em sua autenticidade. Há mais de 13 anos está no mundo corporativo com vivências nas áreas de comunicação integrada, eventos, gestão de pessoas e inclusão&diversidade. Soma ao currículo experiências em sala de aula como professora no Senac São Paulo, além de estilista e consultora de moda. “Sou uma pessoa com deficiência visual e compreendo que nosso valor diverso vai muito além de códigos e rótulos. Dedicamos muito tempo de nossas vidas ao trabalho, por essa razão precisamos estar confortáveis em sermos nós mesmos”.Carla Fernandes
Gerente de Talent Management na CPFL Energia
Com atuação em Recursos Humanos com foco em estratégia, transformação, aquisição de talentos, educação corporativa, desenvolvimento, cultura, engajamento e diversidade e inclusão, já atuou em diversas empresas multinacionais, como BP Bunge, Natura, Sanofi Medley e AkzoNobel. Atualmente, é Gerente de Talent Management na CPFL Energia e responsável pelas estratégias e ações das áreas de Talent Acquisition, Talent Management, Universidade Corporativa, Cultura & Engajamento, Diversidade, Equidade e Inclusão. Conectada com o seu propósito de gerar impacto na vida das pessoas e na sociedade, é engajada em causas de gênero e temas relacionados à maternidade e carreira, lifelong learning. Busca levar autenticidade e leveza ao mundo corporativo há mais de 20 anos.
Wilson Barros
Sócio-diretor da agência Race Comunicação
É formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Mercado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, cursa MBA em Gestão de Pessoas na Universidade de São Paulo (USP).Wilson conta com mais de 20 anos de experiência em comunicação estratégica, incluindo gestão de crises, relacionamento com imprensa, comunicação interna, marketing digital, relacionamento com comunidade etc. Já trabalhou com marcas de diversos setores, como de entretenimento, alimentício, farmacêutico, químico, além de serviços financeiros, logística e tecnologia. Dentre os clientes atendidos, destacam-se Warner Bros., Ajinomoto do Brasil, Bayer, Syngenta, Allianz Partners, DHL, TV Globo International e Globo Filmes.
Natália Albuquerque
Líder de Diversidade & Inclusão e Gerente de P&C na Philip Morris Brasil
Há mais de 4 anos trabalhando na área de Pessoas & Cultura da Philip Morris Brasil, atualmente, Natália Albuquerque é Líder de Diversidade & Inclusão e Gerente de P&C atuando como Business Partner das áreas de Finanças, TI, Jurídico, entre outras. Com formação em Relações Públicas, Natália possui vasta experiência nas áreas de Comunicação Interna e Externa, Marketing, Comunicação Executiva e com Comunidades, tendo trabalhado em empresas como GE e BASF. Seu primeiro envolvimento com o tema de Diversidade e Inclusão foi na GE, sendo o ponto focal de comunicação para o grupo de equidade de gênero no Brasil – chamado de Women’s Network. Hoje, na PMB, ela lidera a estratégia de D&I da companhia para o tema, que envolve o engajamento da liderança, o aumento da representatividade de grupos minoritários, e a construção de uma cultura inclusiva.