EVENTOS
Causas urgentes para profissionais de Comunicação
SOBRE
No dia 20 de setembro, a CAUSE, consultoria que conecta marcas e causas, e a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) dão continuidade à uma longa parceria em evento que deve discutir causas urgentes para os profissionais de comunicação, com três painéis divididos nos seguintes temas:
Crise climática e ESG: Rodolfo Guttilla, sócio cofundador da CAUSE e especialista em sustentabilidade, deve conduzir um papo com associados da Aberje sobre como as empresas estão respondendo à crise climática, e como isso impacta as estratégias de ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança).
Defesa da democracia: Leandro Machado, sócio cofundador da CAUSE e cientista político, apresenta argumentos, dados e mecanismos que evidenciam a responsabilidade das organizações, diante de constantes ataques à democracia: o que é necessário fazer para frear movimentos que tendem ao autoritarismo, à censura e à desinformação?
Cultura e Diversidade: Mônica Gregori, diretora executiva da CAUSE e especialista em marketing, fala sobre a importância de políticas de inclusão de diversidade dentro das empresas, de modo a reduzir abismos sociais: como é possível olhar para essas demandas de forma sensível e profunda e não apenas midiática?
A abordagem dessas causas aponta para o papel importantíssimo da comunicação de propósitos dentro das organizações. A responsabilidade socioambiental corporativa pode, sim, ser iniciada por uma ação de marketing, mas jamais encerrada nela. É necessário que haja uma operação genuína que ancore as ações que são divulgadas.
PROGRAMAÇÃO
09h00 Abertura
9h30 Crise climática e ESG
-
Mediador: Rodolfo Guttilla
Sócio cofundador da CAUSE e especialista em sustentabilidade
-
Sergio Leitão
Diretor executivo do Instituto Escolhas
-
Patrícia Acioli
-
10h15 Cultura e Diversidade
-
Mediadora: Mônica Gregori
Diretora executiva da CAUSE e especialista em marketing
-
Crislaine Costa
Gerente de Comunicação Corporativa da Uber no Brasil
-
Claudio Yusta
Sócio fundador da Salamandra Consultoria e sócio diretor de Matríztica no Brasil
-
11h00 Defesa da democracia
-
Leandro Machado
Sócio cofundador da CAUSE e cientista político
-
Penelope Uiehara
Diretora de Marketing de Relacionamento na Natura
-
12h00 Encerramento
Leandro Machado
Sócio cofundador da CAUSE
É um dos fundadores da Union For Ethical Biotrade, sediada em Genebra,
e um dos idealizadores, fundadores e membro do conselho diretor da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade e do TemMeuVoto.org.
É fundador e membro da coordenação do Movimento Agora! e membro do júri internacional do Global Teacher Prize. Em 2015, foi eleito como Jovem Líder Global pelo World Economic Forum.Mônica Gregori
Diretora executiva da CAUSE
Graduada em Comunicação Social pela PUC-MG, participou do programa financiado pela USIA e Fundação Fullbright durante dois anos na Philadelphia (USA), e especializou-se em Consumer Behavior e Marketing Communications pela Temple University. Nos últimos dez anos, dirigiu as áreas de Comunicação e Marca, Marketing e Unidade de Negócios de diversas empresas, a exemplo da Natura, onde liderou projetos como a implantação do Sistema de Gestão da Marca. Atualmente, é professora convidada da Miami Ad School para o Boot Camp Brasil.
Rodolfo Guttilla
Sócio cofundador da CAUSE e especialista em sustentabilidade
Já foi Conselheiro de associações internacionais, como Union for Ethical Biotrade e Global Reporting Initiative, GRI, entre outras. No Brasil, presidiu o Conselho Consultivo do Ponto Focal do GRI no país e aconselhou o Grupo de Trabalho da Força Tarefa de Finanças Sociais. Trabalhando em associações de classe, também presidiu e dirigiu organizações como Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, ABERJE, ABEVD, ABIHPEC e SIPATESP, dentre outras.
Sergio Leitão
Diretor executivo do Instituto Escolhas
Advogado e empreendedor socioambiental. É fundador e diretor executivo do Instituto Escolhas. Foi diretor de Políticas Públicas e diretor de Campanhas do Greenpeace no Brasil, fundador e diretor executivo do Instituto Socioambiental (ISA), assessor para temas sociais e ambientais do Ministro da Justiça, José Gregori, durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Trabalhou com o Cardeal Aloísio Lorscheider como assessor para temas sociais da Arquidiocese de Fortaleza (Ceará).
Claudio Yusta
Sócio fundador da Salamandra Consultoria e sócio diretor de Matríztica no Brasil
Mestre em Psicologia Organizacional, sócio fundador da Salamandra Consultoria e sócio diretor de Matríztica no Brasil, licenciado em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade do Chile, com pós-graduação em desenvolvimento organizacional pela faculdade de Economia da mesma universidade, em Recursos Humanos pela Universidade Diego Portales e em Biologia-Cultural pela Escola Matríztica de Santiago. Com formação em psicanálises pela Sociedade Paulista de Psicanálise e em coaching ontológico pela Newfield Consulting. Há 22 anos no Brasil, tendo conduzido projetos de desenvolvimento organizacional com ênfase em gestão de cultura organizacional, liderança, coaching individual e de equipes em empresas de grande porte.
Crislaine Costa
Gerente de Comunicação Corporativa da Uber no Brasil
Formada em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo com MBA em Gestão de Marketing pela FGV-SP, Crislaine desenvolve estratégias de comunicação corporativa há mais de 10 anos e possui sólida experiência em indústria automobilística, mobilidade e tecnologia. Antes da Uber, foi Relações Públicas da Volkswagen do Brasil e da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
Patrícia Acioli
Penelope Uiehara
Diretora de Marketing de Relacionamento na Natura
Iniciou na Natura em 2010 como grouper Ekos – categorias óleos e sabonetes – e, em pouco tempo, assumiu várias categorias dentro de Marketing como corpo, sabonetes e infantil. Em 2015, assumiu como grouper de Ativação Perfumaria, Datas Comemorativas e Trade Regional, consolidando forte conhecimento na área. No ano de 2018, assumiu a diretoria da área de Marketing de Relacionamento. Neste ano, assumiu o desafio no CoE do Modelo Comercial, com foco em transformação humana e na liderança da iniciativa de Omnidigital.