Storytelling organizacional é tema de novo livro da Aberje Editorial
Identificar o contexto da comunicação organizacional atual e as dificuldades consequentes de atenção e retenção de conteúdos num tempo de sobrecarga informativa e de diversidade de mídias operantes e concorrentes é condição fundamental para uma excelente atuação dos comunicadores. Do contrário, este profissional será um simples manuseador de processos técnicos de organização e disponibilização de materiais em peças pontuais, que não colaboram para o conhecimento e a educação de públicos estratégicos.
Para isso, é importante compreender as novas demandas sociais em termos de viabilização de espaços para múltiplas vozes, sem centralidade na organização e em seus interesses, e assim dar origem a novas narrativas e a novos sistemas condutores de interrelação. A riqueza de relatos de vida como recurso discursivo na comunicação das organizações traz direta atração de atenção, em momentos de sobreidentificação, cumplicidade e surpresa. Essa é a defesa feita no livro Storytelling: narrativas da memória na estratégia de comunicação, escrito por Rodrigo Cogo e editado por Luiz Antonio Giron no selo Aberje Editorial da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. O trabalho, com 174 páginas organizadas em três capítulos, está em pré-venda de lançamento, com preço promocional de R$ 30,00 até 15 de junho.
A obra procura organizar o raciocínio em torno da inserção do storytelling na estratégia comunicativa, buscando detectar formatos que podem funcionar melhor para contar histórias no ambiente de trabalho. Como tema de crescente interesse e debate, a ideia é consolidar o conceito de storytelling na perspectiva brasileira e diferenciar visões correntes, desenvolvendo a capacidade analítica do contexto de implantação de processos de storytelling e aprendendo e despertando os leitores a captar histórias circulantes no ambiente organizacional
CAPÍTULOS – Cogo faz uma abordagem dinâmica e sensível sobre a alta interconexão entre as pessoas e seus efeitos no mundo das organizações. Na primeira parte – “A confiança na comunicação sob impacto do multiprotagonismo”, aborda o cidadão multitarefa na sociedade da atenção e os efeitos na comunicação organizacional proposta como linguagem e diálogo. Ele atenta para a fragmentação pós-moderna e os interlocutores sociais na comunicação integrada colaborativa e traz a organização humanizada como o cenário adequado para desenvolver um ambiente de histórias. Outros pontos considerados são a confiança como âncora da polifonia organizacional e o processo narrativo da estratégia e da transcendência na responsabilidade histórica.
Na segunda parte, com o título de “História e memória organizacionais como lastro comunicativo”. é a vez de falar do desejo de fruição do presente e da “moda da memória” e especialmente da memória organizacional e da seleção da história. O livro termina com “A elaboração discursiva da memória organizacional: o storytelling como paradigma narrativo”, trazendo a (re)valorização dos testemunhos, a narrativa da experiência e o sentido aberto e o espaço e conceitos de contação de histórias. Neste capítulo, também são analisados os interagentes ou usuários em experiências singulares e as metáforas, mitos, ritos, rituais, arquétipos e heróis na contação de histórias. O autor então propõe o paradigma narrativo e o storytelling nas organizações e operacionaliza sua ideia com o uso da tecnologia social da memória como método de captação e registro do storytelling. “Quero discutir o uso da contação de histórias no ambiente de trabalho como fator atrativo e democrático na escuta das diversas correntes de pensamento. O material inclui a proposta de uma matriz de elementos estruturantes de storytelling para facilitar a produção de materiais comunicativos mais assertivos”, resume Cogo.
Informações da pré-venda do livro
Preço promocional: R$ 30,00*
*(atualizado em 16/06): Promoção por tempo limitado – vigente até 30 de junho de 2016. Não está incluso o frete. O preço de capa será de R$40,00 a partir de 01/07
Envie uma solicitação para o e-mail: lidiane@aberje.com.br
O evento oficial de lançamento está previsto para acontecer em julho.
SOBRE O AUTOR – Rodrigo Cogo é formado em Relações Públicas e tem 21 anos de experiência em comunicação corporativa. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com estudo voltado para a Memória Empresarial e Storytelling, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e RP pelo curso Gestcorp da mesma instituição. Graduou-se em RP pela Universidade Federal de Santa Maria-RS.
Prestou serviços por 10 anos na área cultural, com clientes como a subsidiária gaúcha de energia do grupo norte-americano AES Group, Petrobras, Brasil Telecom, Bradesco e Telefónica. Foi consultor de diagnósticos de comunicação e relacionamento da Ideafix Estudos Institucionais, em São Paulo, para clientes como HP, Rhodia, Schincariol, Embraer, Goodyear, Governo do Estado de São Paulo e Caixa Seguros.
Foi Gerente de Conteúdo da Aberje, onde atualmente é responsável pela área de Inteligência de Mercado. Nesta associação, tem atuado também como professor em cursos livres e no MBA em Gestão da Comunicação Empresarial desde 2008. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas/Abrapcorp e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.
Seus cursos e palestras já foram organizados nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Aracaju, Natal, Recife, São Luís, Belo Horizonte, Manaus, Macapá, Salvador, Porto Alegre, Belém, Curitiba, João Pessoa e Brasília, além de várias localidades no interior dos estados. Entre as empresas que enviaram profissionais, estão Petrobras, Vale, Fiemg, Itaú-Unibanco, Johnson&Johnson, Nestlé, Unilever, BNDES, Scania, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo, Camargo Correa, Firjan, Odebrecht, Sebrae-Bahia, Natura, Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento, General Electric, Internacional Futebol Clube, Mineração Rio do Norte, HSBC, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ArcelorMital, Sabesp, Senac, Embraer, Sanofi, Nissan do Brasil, Helibrás, Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, Porto Seguro e Novelis, entre outras.
Destaques
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
- Painel de Cases do Prêmio Aberje antecipa tendências da comunicação corporativa
- Conectando dados: insights da quinta reunião do Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
- CEOs discutem desafios da comunicação na liderança corporativa
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climáticaGiovanni Nobile Dias Agilidade sem perder a qualidade: desafios da comunicação contemporâneaRicardo Torreglosa A consolidação do projeto de integração entre Comunicação e RelGov