Programa Avançado em Comunicação para a Sustentabilidade começa amanhã (dia 4)
O curso online de longa duração é dividido em módulos que podem ser adquiridos separadamente
Amanhã (dia 4 de junho), a Escola Aberje de Comunicação dá início ao primeiro módulo do Programa Avançado em Comunicação para a Sustentabilidade. Em formato online de longa duração (64 horas), o curso é dividido em quatro módulos e é destinado a profissionais que trabalham com sustentabilidade e sua comunicação.
Módulo 1 – Integrando sustentabilidade à estratégia empresarial
O primeiro módulo começa amanhã, dia 4, e ocorrerá sempre às quintas e sextas-feiras, das 8h30 às 10h30 – nos dias 4, 5, 18, 19, 25 e 26 de junho e 2 e 3 de julho, totalizando 16 horas. As aulas serão ministradas por Mariana Spignardi, formada em Liderança para a Sustentabilidade na Universidade de Harvard e por Giovana Barbosa de Souza, mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova, na Itália.
Os tópicos abordados no módulo 1 serão: “Introdução ao Desenvolvimento Sustentável”, “Sustentabilidade empresarial: da mitigação de riscos à Agenda 2030″ e ‘Integrando a Agenda 2030 e os ODS’s na estratégia empresarial”. Uma ótima oportunidade que proporciona exemplos práticos do mercado e o conhecimento de técnicas de comunicação para a sustentabilidade, incluindo a produção de relatórios.
Ainda é possível fazer a inscrição no site: https://www.aberje.com.br/comsustentabilidade/
Programação Completa
A programação completa conta com quatro módulos. São eles:
MÓDULO 1 – Integrando sustentabilidade à estratégia empresarial (16 horas)
Datas: 04, 05, 18, 19, 25 e 26 de junho e 02 e 03 de julho
Instrutoras: Mariana Spignardi e Giovana Barbosa de Souza
>> Introdução ao Desenvolvimento Sustentável <<
– Histórico e marcos relacionados à construção do conceito de desenvolvimento sustentável;
– Perspectiva mundial e brasileira sobre desenvolvimento sustentável, do século 19 aos dias de hoje;
– Cenário atual e perspectivas futuras.
>> Sustentabilidade empresarial: da mitigação de riscos à Agenda 2030 <<
– Desafios sócio-ambientais da atualidade;
– A Complexidade social e política de endereçar estes desafios e a correlação entre eles;
– Tendências de sustentabilidade;
– Agenda 2030.
>> Integrando a Agenda 2030 e os ODSs na estratégia empresarial <<
– Introdução aos marcos legais de direitos humanos, essenciais para a Implantação dos ODS nas empresas;
– Casos de implementação da Agenda 2030 em empresas.
MÓDULO 2 – Ampliando diálogos sobre a sustentabilidade: a comunicação com stakeholders (16 horas)
Datas: 09, 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de julho
Instrutora: Natália De Campos Tamura
>> Redes de apoio e o voluntariado como instrumento de conexão <<
– Interface entre organizações e comunidade;
– Redes de Apoio locais – mapeamento, escuta ativa e ações conjuntas;
– Voluntariado Corporativo – potencialidades para além da filantropia.
>> Mediação de conflitos para o desenvolvimento de competências <<
– Mediação e gestão de conflitos;
– Gestão de crises ambientais;
– Facilitadores do processo de comunicação.
MÓDULO 3 – Sustentabilidade aplicada aos negócios: mapeando riscos e oportunidades (16 horas)
Datas: 06, 07, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de agosto
Instrutores: Danilo Gurdos, Patrícia Galante de Sá e Fábio Risério
>> Como acelerar negócios de impacto social no universo corporativo <<
– Mapeamento de riscos e oportunidades sustentáveis para produtos e serviços da empresa;
– Ferramentas de inovação para desenhar e redesenhar os negócios com o viés de impacto;
– Trazendo a estrutura de incubação e aceleração de negócios de impacto para dentro da empresa;
– Cases de negócios de impacto que nasceram ou ganharam escala em parceria com empresas consolidadas.
>> Branding e marcas com propósito e Criação de valor compartilhado <<
– Setor 2,5 e origem dos negócios sociais;
– Conceituação e contextualização em relação à questões relacionadas como negócio de impacto, negócio sustentável, negócio inclusivo e negócio de valor compartilhado;
– Branding ligado a causas e comunicação para marcas ativistas;
Oportunidades, riscos e fatores de sucesso/fracasso;
– Propósito e Posicionamento organizacional.
Módulo 4 – Indicadores e índices de sustentabilidade (16 horas)
Datas: 03, 04, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de setembro
Instrutora: Karina Simão
>> Comunicação externa: Indicadores e relatórios de Sustentabilidade (GRI, ISE, DJSI, Guia Exame, Empresa B) <<
– Comunicação para a sustentabilidade, riscos e greenwashing;
– Matriz de materialidade;
– Indicadores de sustentabilidade (GRI, ISE, DJSI, Guia Exame, Empresa B, SASB);
– Relatórios corporativos (formatos, boas práticas, tendências, etc).
É possível adquirir o programa completo ou somente um módulo específico pelo site https://www.aberje.com.br/comsustentabilidade. Mais informações pelo e-mail cursos@aberje.com.br
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática