PepsiCo incentiva a igualdade de gêneros e a ampliação da liderança feminina no mercado de trabalho
Engajada nas políticas de inclusão social no mercado trabalho, a PepsiCo participa do 5º Fórum Mulheres em Destaque, no dia 26 de novembro, em São Paulo (SP), com palestra de Andrea Alvares, diretora geral da categoria de Salgados para a América do Sul, Central e Caribe, sobre liderança transformadora, apoiada em competitividade e diversidade de gêneros.
Durante a convenção, Andrea apresenta a visão da PepsiCo, de Performance com Propósito, na condução global dos seus negócios, que tem como objetivo entregar desempenho financeiro sustentável, baseado em quatro pilares – performance financeira duradoura, sustentabilidade humana, ambiental e de talentos. Uma das grandes premissas para garantir sucesso nessa jornada é o fomento a uma liderança transformadora, que incentiva a inclusão e apoia a diversidade de pensamentos e perspectivas, garantindo dessa forma, um ambiente que estimula a criatividade e favorece a inovação.
“Reconhecer que a diversidade é importante, independente de gênero, faz parte da agenda estratégica da PepsiCo. Essa postura agrega valor à tomada de decisões e influencia positivamente os negócios, por isso contamos com programas que visam assegurar que essa diversidade seja respeitada, ouvida e tenha espaço para amadurecer dentro da organização”, afirma Andrea. “Entendo que estamos em um processo de mudança. Traçamos metas e estratégias que visam aumentar cada vez mais a representatividade das mulheres em cargos de liderança”, complementa a executiva.
Graças a iniciativa global da empresa, chamada “Mulheres na PepsiCo”, a presença feminina dentro da companhia cresceu cerca de 30% em cargos de liderança sênior e 40% em cargos júnior no Brasil e o objetivo é aumentar ainda mais esse número nos próximos anos.
“Muitas mulheres deixam a vida profissional, quando estão em cargos de média gerência, porque seu estágio de vida cria novas demandas pessoais que, muitas vezes, entram em conflito com a vida profissional. As escolhas ficam mais difíceis se não há flexibilidade do outro lado. No momento de saída e retorno da gravidez, por exemplo, é quando as empresas perdem muitas profissionais. Pensando nisso, a PepsiCo vem desenvolvendo e executando diversas iniciativas para fomentar a continuidade das mulheres no mercado de trabalho e também o seu desenvolvimento profissional”, acrescenta Andrea.
Entre os programas da empresa, está o “Doce Começo”, que proporciona licença maternidade de seis meses e acompanhamento especializado às mulheres na fase pré-natal, durante a gravidez e após o nascimento da criança, assistindo tanto a mãe quanto o recém-nascido. Outra iniciativa de destaque da companhia é o programa de “Mentoring” com líderes mais sêniores, formatado para incentivar a ascensão profissional de homens e mulheres, porém, sempre assegurando igualdade de gênero no acesso ao programa.
A política de contratação da empresa, que prevê, em todo processo seletivo, número igual de candidatos homens e mulheres, é também um fator determinante no aumento do número de mulheres, em especial em posições de liderança.
A PepsiCo conta ainda com o “ROKET” (Retention of Key Talents ou Retenção de Talentos-chave), programa de retenção de talentos que analisa individualmente os fatores de engajamento dos profissionais e busca adequar as experiências de carreira dos funcionários participantes, com base naquilo que realmente importa para cada um, sendo os fatores de engajamento analisados: Liderança, Direcionamento do Negócio, Posições, Oportunidades, Reconhecimento e Recompensa, Ambiente e também Qualidade de Vida.
Serviço
5ª Edição do Fórum Mulheres em Destaque
Data: 25 e 26 de novembro de 2015
Local: FECOMÉRCIO – Rua Dr. Plinio Barreto – 285 – 1º piso– São Paulo
Informações e Inscrições:
Destaques
- Comitê Aberje de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas debate papel da Comunicação na gestão de crises
- Parceria inédita cria SPFC University, universidade com cursos de graduação e pós para a área esportiva
- Antônio Calcagnotto passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Terceira temporada da websérie Insiders explora estratégias de grandes empresas para construir e manter relacionamentos
- Segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias discute sustentabilidade e desenvolvimento
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos DadosHamilton dos Santos O esporte na mira da crise climática