Número de seguidores de empresas no Instagram cresce 33% em 2018, segundo estudo FAAP
Compartilhar fotos com os amigos, seguir os ídolos, interagir e conversar diretamente com a marca preferida são alguns dos atrativos do Instagram, plataforma que mais tem crescido nos últimos anos. Segundo o mais recente estudo Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), em 2018 essa mídia social teve um crescimento de 33,83% no número de seguidores, se forem considerados os 100 perfis de marcas brasileiras com mais interações.
O levantamento – realizado trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), instituição associada da Aberje, em parceria com a plataforma de monitoramento Socialbakers – mede as atividades dos 100 primeiros perfis de negócios, dentro dos setores Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas / Institucional. Traz, ainda, dados dos 100 perfis de influenciadores digitais com mais interações.
De acordo com o estudo, o setor “E-Commerce” no Facebook foi o único que demostrou um leve crescimento em 2018. No primeiro relatório de 2018 – referente aos meses de janeiro, fevereiro e março – as marcas de E-commerce que fazem parte do levantamento possuíam juntas 1.605.398 fãs. No final do ano, terminaram com média de 1.653.506.
Nas demais categorias, houve perda, com destaque para a de “Marcas/Institucional”, que caiu 14% na média de fãs durante 2018. Esse número pode explicar a diminuição do investimento publicitário desse segmento no Facebook. No primeiro trimestre do ano passado, 77% dos posts feitos nessas páginas eram impulsionados. Já nos meses de outubro, novembro e dezembro, essa porcentagem caiu para 63%.
O prof. Thiago Costa, coordenador da pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital da FAAP e um dos analistas da pesquisa, acredita que é um movimento natural, considerando a mudança no comportamento dos usuários de redes sociais. “O Facebook, mesmo sendo ainda a rede mais usada no mundo, se envolveu em muitas polêmicas em 2018, com destaque para o escândalo da Cambridge Analytica, e isso acabou tirando um pouco da sua credibilidade, afastando os usuários”, lembra o professor. Para ele, há também um afastamento do público mais jovem, que vem cada vez mais preferindo o Instagram.
TWITTER – A plataforma mais utilizada por políticos, tanto no Brasil quanto no exterior, não passou incólume por 2018. No Twitter, o estudo #MS360FAAP divide a avaliação dos perfis por “Marcas” e “Não-Marcas”, considerando celebridades, artistas e outras figuras públicas nessa última categoria.
Em janeiro, fevereiro e março de 2018, as 100 principais “Não-Marcas” tinham, em média, 3.600.522 seguidores. Esse número caiu para 3.185.652 no último trimestre do ano. Já para as “Marcas”, o número médio de seguidores, dentro da mesma comparação, caiu de 324.135 para 313.158.
INSTAGRAM – Acompanhando a subida no número de seguidores das marcas no Instagram, aumentou também a interação dos usuários com esses perfis. No início do ano passado, havia uma média de 4.617 interações nas postagens, terminando com 4.835. Já entre os perfis de celebridades, essa relação caiu de 163.980 para 104.534. “Isso não significa que as pessoas deixaram de interagir. É mais provável que seja um sinal de que a limpeza que a plataforma fez em meados de 2018 funcionou, retirando milhares de perfis falsos que serviam apenas para inflar números, mas que não eram de pessoas reais”, indica o professor Adriano Cerullo, coordenador da pós-graduação em Branded Content & Entertainment da FAAP e integrante da equipe que desenvolve o estudo.
Outros achados da pesquisa
- No último trimestre de 2018, 89% das publicações do segmento de “Mídia/Notícias” no Facebook foram patrocinadas.
- As páginas de “E-Commerce” demoraram, em média, 5 horas e 31 minutos para responder aos usuários no Facebook no último período do ano.
- No 4º trimestre, quase um terço das publicações (29%) dos 100 maiores perfis brasileiros no Instagram não usou nenhuma hashtag.
O conteúdo completo de todos os relatórios do #MS360FAAP está disponível no site www.faap.br/ms360faap.
Destaques
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
- Valor Setorial Comunicação Corporativa 2024 analisa importância das conexões e da transparência na Comunicação
- Aberje participa de jantar comemorativo dos 25 anos da Fundação Gol de Letra
- Web Summit Lisboa 2024: Inovação e ética em um futuro moldado pela IA
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Na comunicação, caem por terra influencers sem utilidade e erguem-se, aos poucos, os curadores de conteúdoGiovanni Nobile Dias Como você tem nutrido seu cérebro?Marcos Santos Por tempos melhoresThiago Braga O impacto de modernizar a Comunicação Interna em uma grande indústriaGiovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no país