PALESTRANTES
 Mídias Sociais

Jeff Paiva, gerente de Social Media do Grupo TV1

Formado em Jornalismo e atua como gerente de Social Media no Grupo TV1. Há mais de quatro anos trabalha puramente com Mídias Sociais, tanto no plano estratégico quanto no tático, integrando publicidade, RP, planejamento e mídia. Busca aplicar no ofício toda a carga de informações que reuniu nestes anos. Tendências, informações, pesquisas, planejamento são os tijolos com que constrói textos. Busca o novo, aprendendo com o antigo, usando o que ontem era fantasia, hoje é vanguarda e amanhã é passado.


 Sustentabilidade e ações com a comunidade

Ana Claudia Pais, diretora de Comunicação da Holcim

Formada em Jornalismo pela PUC-RJ, pós-graduada em Marketing pela mesma instituição e possui especialização em Marketing Cultural pela UERJ. Cursou o Programa Internacional de Comunicação Empresarial pela Aberje/Syracuse University. Construiu sua experiência profissional sempre na área de Comunicação Corporativa em empresas de vários segmentos econômicos, como Universidade Cândido Mendes, White Martins e Kraft Foods, além das agências de comunicação CDN e InPress. Desde 2006 responde pela área de Comunicação e Branding da Holcim Brasil, empresa suíça líder mundial no setor de cimento.

Ronan Aguiar, assessor da Presidência da BHTRANS

Jornalista, formado pela PUC Minas Gerais. Assessor da Presidência na Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS. Foi repórter e redator nos jornais Diário do Comércio, Hoje em Dia, Estado de Minas, Pauta (jornal de jornalistas do SJPMG), da Rede Minas, TV Açominas e revista Veja Minas Gerais.  Autor do livro Stress e Violência no Lead da Notícia, lançado pela FENAJ e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG). Personalidade do Ano pela ABERJE em 2007, Regional Minas Gerais e Centro-Oeste.

Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil

Vice-Presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, é responsável pelas áreas de marketing corporativo, relações institucionais, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável da empresa. Ele também é Diretor Superintendente do Instituto Coca-Cola Brasil e VP na diretoria nacional da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes.


 Marca e Marketing: a arte dos construtores de imagem

Elvis Kléber A. Figueiredo, gerente de Comunicação e Marca do Banco do Brasil

Formado em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, com especialização em computação gráfica e multimídia, em Berlim, Alemanha, de 1993 a 1995. Atuou no magistério como professor em faculdade de arte e palestrante em cursos de formação para executivos. A partir do ano de 2000, passou a trabalhar na Diretoria de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil, tendo participado da implementação de diversos projetos de comunicação e canais, como internet e TV Corporativa. Hoje é Gerente da Divisão de Marca do BB.

Cláudio Rawicz, responsável de Comunicação da Fiat Powertrain Technologies

Jornalista graduado pela Uni-BH, tem mais de 10 anos de Grupo Fiat, tendo iniciado sua carreira na área de Comunicação Interna da Fiat Automóveis. Em 2001, assumiu a área de Comunicação da Fiat-GM Powertrain com o desafio de integrar ao máximo a grande diversidade cultural das duas montadoras junto ao público interno. Em 2005, com o fim da join-venture entre Fiat e GM, passou a coordenar as atividades de Comunicação Interna e Externa da mais nova sociedade do Grupo Fiat em âmbito mundial, a FPT - Powertrain Technologies.

Izabella Ceccato, gerente de Comunicação do Instituto Votorantim

Gerente de comunicação do Instituto Votorantim, atua no Grupo Votorantim desde 2005, onde também trabalhou na Comunicação Corporativa coordenando o projeto de marca, eventos corporativos, materiais institucionais, relatório anual e campanhas de mídia. Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC/Campinas com pós-graduação em Marketing, Izabella traz no currículo passagem pela Rede Iguatemi de Shopping Center, pelo Instituto de Tecnologia do Grupo Gradiente e pela agência J.W.Thompson, além de 8 anos de experiência acadêmica como professora titular e diretora de cursos de Publicidade e Propaganda em diversas universidades.

 


 Os permanentes desafios do engajamento na Comunicação Interna

Cássia Cinque, gerente regional Sul-Minas da Vale

Graduada em Relações Públicas pela Puc/MG, com especialização em Cidade e Território pela UFRJ e pós-graduada em Gestão de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

Começou sua carreira na Fundação Dom Cabral, atuou nos veiculos dos Associados Minas e hoje é Gerente de Comunicação Regional da Vale em Minas Gerais.

Hélio Muniz, diretor de Comunicação Corporativa da Gol Linhas Aéreas

Diretor de Comunicação Corporativa da GOL desde junho de 2009, é jornalista com passagens pelo Globo, Jornal do Brasil e O Dia. Após trocar as redações pelo mundo corporativo, foi gerente de Relações Públicas da TV Globo, gerente de Propaganda e Imagem Corporativa da Eletropaulo, Diretor de Marketing e Conteúdo do IgFinance, portal financeiro do Banco Opportunity e consultor de imagem corporativa. Antes da Gol, dirigia, com dois sócios, a Tapioca Comunicação, agência de propaganda carioca criada em 2007 e vencedora de dois prêmios Colunistas em 2009. Pelo Jornal do Brasil, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, Regional Sudeste, em 1992.

Othon Maia, coordenador de Comunicação Interna da Fiat

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Gestão Estratégica da Comunicação pelo IEC/PUC Minas. Começou a carreira na BH Press Comunicação Empresarial, atendendo a clientes diversos como Belgo (hoje Arcelor Mittal), Ferrovia Centro-Atlântica, Gerdau Açominas, entre outros. Trabalhou também como jornalista free-lance da Revista Veja Belo Horizonte. Em 2006, foi contratado como analista de Comunicação Interna da Fiat Automóveis e, desde 2008, assumiu a coordenação da área.


 Comunicação Integrada: aptidão para falar a mesma língua

Luiz Henrique Michalick, superintendente de Comunicação da Cemig

Formado em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Católica de Minas Gerais, atuou como jornalista econômico da Sucursal do Jornal Folha de São Paulo, em Belo Horizonte, no período de 1979 a 1986. Foi Assessor de Imprensa da Fundação Dom Cabral entre 1984 e 1985. Diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Minas Gerais entre 1985 e 1987, sendo responsável pela implantação do Nai-Núcleo de Assessores de Imprensa da Entidade. Ingressou como jornalista na Companhia Energética de Minas Gerais em 1985. Em 1987, foi promovido a Gerente de Imprensa. Em 1996, passou a responder pela Gerência de Imprensa, Relações Públicas e Publicidade da Cemig e, em 2003, foi promovido da Superintendente de Comunicação Empresarial. Em 1997, a pedido do Governo de Minas, foi coordenador de comunicação do Encontro das Américas realizado em Belo Horizonte, evento preparatório para a criação da Alça.

Marco Piquini, Diretor de Comunicação Iveco Latin America

Formado em Jornalismo, começou a trabalhar em 1978, fazendo a cobertura da área sindical para o jornal Diário do Grande ABC. Trabalhou também no jornal O Estado de São Paulo. Em 1985 mudou-se para Londres, Inglaterra, onde trabalhou como correspondente de indústria automobilística internacional para publicações brasileiras e inglesas.

Retornou ao Brasil em 1992 e em 1995 ingressou no Grupo Fiat. Em 1998 mudou-se de São Paulo para Minas Gerais e assumiu a Gerência de Comunicação da Fiat do Brasil.

Em 2007 transferiu-se para a Iveco, montadora de caminhões do Grupo Fiat e, em 2008, assumiu a Diretoria de Comunicação da empresa, com responsabilidade sobre a comunicação interna e externa, RP, publicidade e promoções, eventos e responsabilidade social.

Marco Piquini também é coordenador da ONG Minas pela Paz e é Diretor da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial(Aberje), capítulo Minas Gerais.